Sistema 5s apoio a empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA – UNIUV
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA
PROFª. ANA PAULA DA SILVA
23 DE AGO. 2009

SISTEMAS DE QUALIDADE INTERNA COM ENFASE EM SISTEMA 5S E PROJETO NEREU

RESUMO

O sistema 5S é uma abordagem sistemática que organiza e padroniza o local de trabalho, além de promover a segurança, melhorar a qualidade do produto ereduzir o desperdício. Pode ser aplicado em qualquer tipo de organização, desde industrial ou até mesmo de serviços. Com o local de trabalho organizado e limpo assegura uma boa parte da produtividade. O sistema 5S faz guerra frontal aos desperdícios de tempo, riscos de acidente e paragens de máquinas devido a problemas de higiene coletiva e desarrumações gerais, inseridas neste artigo pela pesquisa decampo que foi realizada. A aplicação dos 5S requer a uma  dedicação e compromisso para que as práticas daí resultantes perdurem em longo prazo e acabem por se tornar em um “estilo de vida” no trabalho.

Palavras-chave: Produção. Padronização. Aplicação.

1 INTRODUÇÃO

O tema deste relatório diz respeito ao Sistema 5S e refere-se à aplicação do sistema em uma área fabril de uma indústria decerâmica.
A aplicação como um todo se derivou da seguinte pergunta: as empresas que possuem projetos de melhoria e controle de qualidade como o 5S realmente atinge a melhoria ou êxito integral?
Logo, as pesquisas abrangidas e observadas em prática em chão de fábrica foram: a aplicação do projeto visa sim o êxito em melhoria, porém, necessita-se muito da participação completa dos colaboradorespara que o objetivo seja alcançado, somente ter uma lista de regras ou um regimento não soluciona é necessário levar a sério para que haja a melhoria.
O objetivo geral da pesquisa foi se realmente o sistema 5S funciona, e se as empresas que o aplicam realmente percebem melhoras, tanto na numeração (financeira, produção) quanto na relação interpessoal no trabalho.
A relevância desse temapesquisado é justificada pela aplicação de um projeto embasado no sistema 5S neste caso, denominado, Projeto Nereu, que teve seu nome modificado pelo fato do 5S ser taxado de método não funcional e ultrapassado.
Para que fosse possível relatar sobre o tema neste relatório, foi necessário uma visita e um estudo avançado sobre o projeto supracitado, a visita à Fábrica de cerâmica Incepa- RevestimentosCerâmicos ocorreu nos dias 13 e 14 de maio do corrente ano, a pesquisa sobre a metodologia também foi aplicada nesses dias nas dependências da referida empresa. A metodologia aplicada foi buscada na prática em exercício, sobre como o projeto funciona, os dias corretos para reuniões e como avalia o setor responsável pela aplicação do projeto(RH), também buscou-se saber até onde vai a disciplina doprojeto e se existe algum “efeito colateral” quanto a sua aplicação, ou seja, se para ocorrer os benefícios pré-determinados na metodologia do sistema é necessário alguns sacrifícios, corte, punição ou algo do gênero.
Sabe-se que na aplicação dessa prática algumas empresas já chegaram a demitir quadros de funcionários inteiro para poder reabilitar um setor ou realizar melhorias, consideradasnesse aspecto como revolucionárias por levar tão à risca e por ser tão severas com o objetivo de manter o caráter profissional da empresa, além de, solucionar problemas de origem externa fazendo modificações no planejamento interno.
Ao final, na parte deste trabalho (dados conclusivos), estão os comentários sobre os resultados encontrados na pesquisa, que teve como objetivo principal a Melhoriae Controle de Qualidade nos conhecimentos do Sistema 5S na disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa I do 1 ano do curso de Administração de Empresas do Centro Universitário de União da Vitória – UNIUV.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 PREPARAÇÃO DO QUADRO DE COLABORADORES PARA A ACEPÇÃO DO PROJETO

A aplicação de projetos de qualidade interna requer muito da parte psicológica dos...
tracking img