Trabalho teste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Breve História

O Design nasceu entre os séculos XVII e XIX com Revolução Industrial. A série de transformações tecnológicas ocorridas no processo de fabricação, que passava a produzir em largaescala, com menos tempo e custos mais baixos, permitiu a definitiva separação entre projeto e execução. Diante disso e da necessidade de controlar essa nova forma de produção surgem os designers que, apartir daí, passam a ser os responsáveis pelo projeto enquanto os demais apenas executavam tarefas referentes a operações de máquinas.

A produção desenfreada de produtos acabou gerando seu própriomercado fazendo surgir uma numerosa classe de consumidores. Esses consumidores, que tinham o poder de compra, passavam a exigir do mercado produtos cada vez mais elaborados. “A exclusividade e osegredo de suas peças tinha grande importância para o aumento do seu valor de venda. Logo, o design passou a ser fundamental e a valer muito dinheiro, pois arraigava valor às mercadorias” (BARROS, 2004,p.13).

Segundo Escorel,

o design nasceu da necessidade que a sociedade industrial sentiu, mais precisamente na Europa, em meados do século XIX, de criar mecanismos que pudessem dar nexo ao novomodo de produção de objetos e informações. É quando surge o projeto industrial, ou seja, o meio através do qual um novo especialista, o designer, passa o controlar o processo que vai da concepção doproduto a seu uso (ESCOREL, 2000, p.35).

Logo na década de 1930, a ideologia da venda começou a fazer parte do universo do designer, tanto que associá-lo ao marketing, que tem basicamente a funçãode vender, passou a ser muito comum. O designer deixou de ser visto como aquele que projeta (o que até pode estar relacionado à venda, mas isso é uma consequência de um projeto bem planejado eexecutado) para estar associado a um mero criador que assim como o marketing e a publicidade estão comprometidos com a venda (ESCOREL, 2000).

Durante muito tempo o design foi visto como um projeto de...
tracking img