Gestalt terapia e o existencialismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (402 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gestalt-terapia e Existencialismo

Pedro Henrique Guimarães

Ribeiro inicia esse tópico do livro comentando um pouco sobre o existencialismo e logo após ele faz a seguinte citação A ‘existência’que aqui está implicada é o homem, que se torna o centro de atenção, encarado como ser concreto nas suas circunstâncias, no seu viver, nas suas aspirações totais. Centrado nos problemas do homem, oexistencialismo penetra nos seus pensamentos concretos, nas suas angústias e preocupações, nas suas emoções interiores, nas suas ânsias e satisfações, questiona-se então, seria o existencialismo umavertente do humanismo?
Posteriormente Ribeiro compara a Gestalt-terapia com o existencialismo dizendo que ambos se opõem ao pensamento de Hegel, quando este dizia que o homem depende da sua idéia paraexistir. É mencionado também que a Gestalt-terapia vê o homem na sua essência, onde cada um é de um jeito, se comporta de um jeito e por isso não se deve vê-lo como um ser universal, como fazia Hegel.A consciência é um outro tema levantado por Ribeiro, que diz que a mente não deve ser vista como um amontoado de imagens e objetos, ela é ativa e é dotada de intencionalidade, ou seja, é capaz defazer um individuo comportar-se. “Toda consciência é consciência de alguma coisa” sendo assim a consciência significa alguma coisa e pra toda coisa a consciência atribui um significado.
“Assim, umpressuposto importante para o existencialismo é o de que o ser humano só pode, de fato, ser compreendido por ele mesmo através de uma experiência direta do seu ser no mundo, e, embora a pessoa possa,momentaneamente, ter perdido esta aptidão, continua sendo a mais fiel interprete de si mesma.” Talvez pode-se estar errado, mas o que o autor quis dizer é que a pergunta “qual a minha missão aqui” é o quemovimenta a existência humana, não estaria o autor falando de uma forma de introspecção?
Notou-se durante todo o tópico do livro uma essência de introspecção, a partir disso questiona-se, a...
tracking img