Analise com indices financeiros e economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Prof. Dr. Ludwig Einstein Agurto Plata

Objetivo da análise de balanços


A análise de balanços proporciona um exame a respeito da posição atual e da evolução da situação econômica e financeira da empresa, bem como a comparação do desempenho dela com o de outras.
A finalidade da análise de balanços é auxiliar os usuários a otimizarem suas decisões em relação à empresa.



Objetivoda análise de balanços


Combina-se um conjunto de indicadores obtidos a partir das demonstrações contábeis de uma empresa em particular e os comparam com seus períodos anteriores, com os indicadores de outras empresas do mesmo setor de atividades.



O instrumental de análise de balanço pode ser dividido em dois grupos:
 as

medidas básicas de avaliação, como análise horizontal,análise vertical,
econômico-financeiros.

 Índices

Análise por meio de índices econômicofinanceiros


Os índices econômico-financeiros são obtidos por meio da relação entre as contas ou os grupos de contas das demonstrações contábeis Os índices constituem a técnica de análise mais empregada, sua característica fundamental é fornecer uma visão ampla da situação econômica ou financeira daempresa.
 “Um



índice é como uma vela acesa num quarto escuro”

Análise por meio de índices econômicofinanceiros


Para avaliar se a situação econômica ou financeira da empresa pode ou não ser considerada satisfatória, seus índices devem ser comparados com os de outras empresas que atuem no mesmo setor e que tenham porte semelhante, bem como com os indicadores padrão do setor.
Oimportante não é o cálculo de grande número de índices, mas de um conjunto de índices que permita conhecer a situação da empresa, segundo o grau de profundidade desejada da análise.



PRINCIPAIS ASPECTOS REVELADOS PELOS ÍNDICESFINANCEIROS

Situação Financeira
 ESTRUTURA

 LIQUIDEZ

Situação Econômica
 RENTABILIDADE

Índices de liquidez


Os índices desse grupo mostram a baseda situação financeira da empresa.
São índices que, a partir do confronto dos Ativos Circulantes com as Dívidas, procuram medir quão sólida é a base financeira da empresa. Os índices de liquidez medem a capacidade de a empresa cumprir suas obrigações de curto prazo nas datas de vencimento. Esses índices refletem quantas unidades monetárias, referentes a bens e direitos a empresa possui para cadaunidade monetária de obrigações.







Índices de liquidez



Índice de liquidez corrente. (AC/PC)
Este índice evidencia quanto a empresa tem de bens e direitos de curto prazo para cada unidade monetária de obrigações de curto prazo: Indica: quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante. Interpretação: quanto maio, melhor. Obs.: o índice deLiquidez Corrente indica se o Ativo Circulante é suficiente para cobrir as dívidas de curto prazo.







Índices de liquidez: Índice de Liquidez Geral



Índice de liquidez geral.
Indica: Este índice evidencia quanto a empresa tem de bens e direitos de curto e de longo prazo para cada unidade monetária de obrigações de curto e de longo prazo: Interpretação: quanto maior,melhor. Obs.: o índice de Liquidez Geral indica se a empresa tem condições de pagar suas dívidas totais, mesmo aquelas de longo prazo, com os recursos que possui no seu Ativo Circulante.

 

Índices de liquidez: Índice de Liquidez Imediata


Índices de liquidez: Índice de Liquidez Seca


INDICES ESTRUTURA DE CAPITAIS




Os índices desse grupo mostram as grandes linhas dedecisões financeiras, em termos de obtenção e aplicação de recursos. Participação de Capitais de Terceiros: CT/PL

INDICES ESTRUTURA DE CAPITAIS









) INDICE DE Participação de Capitais de Terceiros: CT/PL Indica: quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada R$ 100 de capital próprio investido. Interpretação: quanto menor, melhor. Obs.: o índice de Participação de...
tracking img