Trabalho sobre a embratel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
História:
A Embratel, Empresa Brasileira de Telecomunicações, foi criada em 16 de setembro de 1965, pelo então presidente Castelo Branco, como uma empresa de economia mista, ou seja, economia de mercado capitalista com clara influência estatal, com o objetivo de prover o país de uma infra-estrutura de telecomunicação. A criação da Embratel fazia parte do Programa de Integração Nacional e Socialque alavancou o progresso econômico e social do país.
O Ministério das Comunicações decidiu designar para cada Estado ou Região uma Empresa Representativa, a qual agiria como pólo de integração das demais existentes. Neste contexto, surge, em 1972, a Telebrás - Telecomunicações Brasileiras S.A., entidade ligada ao Ministério destinada a planejar e coordenar as telecomunicações de interessenacional, bem como da captação de recursos financeiros destinados à implantação e expansão de sistemas de telecomunicações.
Neste sentido, a Embratel passa a ter a Telebrás como sua controladora.

A partir da década de 90, o governo passou a ser duramente criticado por manter tantas empresas estatais sob a sua estrutura. Muitas destas críticas advinham do fato do governo não ter como objetivo ageração de lucro, criando, desta forma, estruturas inchadas e ineficientes.
O Sistema Telebrás foi privatizado no dia 29 de julho de 1998 em função de uma mudança constitucional no ano 1995, e com a promulgação da Lei Geral de Telecomunicações, que visava a ampliação e a universalização dos serviços de comunicação e o enxugamento da máquina estatal brasileira.
As empresas que compunham a holdingforam agrupadas em 4 regiões e vendidas em leilão internacional. Foram quatro lotes de empresas da rede de telefonia fixa e oito lotes de empresas da rede de telefonia móvel, além da operadora de longa distância Embratel. Concomitantemente, foram leiloadas novas concessões para as mesmas áreas privatizadas, para que o setor privado montasse novas "empresas espelhos", no intuito de gerarconcorrência. Para fiscalizar o mercado foi criada a Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações e o fundo Fistel - (Fundo de Fiscalização de Telecomunicações).
No dia 29 de julho de 1998, a Embratel foi adquirida pela empresa norte-americana MCI World Com. Em 21 de Julho de 2002, a WorldCom divulgou sua falência nos Estados Unidos e já em 2004, a Telmex entrou em uma maratona de compras para as operadorassubvalorizada na América do Sul, incluindo a compra da Embratel.
Desde 2004, a Embratel passou a ser dirigida pela companhia mexicana Telmex.
Antes da privatização, as empresas estatais não conseguiam cumprir os prazos de instalação e transferência de linhas. Segundo dados da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, 2000), a linha telefônica foi o produto que ficou mais barato desde oinício do Plano Real, com uma queda de 98% no preço. A conseqüente inclusão social se verifica nas casas das famílias de classe D das regiões Norte e Nordeste, as mais pobres do país: em 1998, apenas 6% das famílias tinham um telefone fixo em sua residência, e após cinco anos as linhas já estão presentes em 63% das casas. A facilidade em realizar uma chamada hoje em dia em contrapartida aoprecário serviço oferecido na década de 90 também reafirmam as melhorias da privatização.
Hoje, a Embratel detém a maior rede de telecomunicações da América Latina e oferece serviços nas áreas de telefonia de longa distância, comunicação de dados, teleinformática, comunicação de texto, transmissão de sinais de televisão e rádio e comunicações marítimas, em âmbito nacional e internacional. Na Internet,detém o maior backbone (provedor de acesso, que interliga vários pontos de presença) da América Latina e mais de 80% do mercado brasileiro. Além disso, a Embratel é a única detentora de uma rede nacional de fibras ópticas no Brasil e conta com um grande portfólio de serviços de telecomunicações do País, dispondo de cerca de 25 mil quilômetros de microondas (100% digitalizados), quatro satélites...
tracking img