Trabalho sobre memoria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Memória














A. Daniela Barros - 20080129


Paulo Rui Nogueira - 20080322





































Resumo
Com este trabalho iremos fazer umarevisão bibliográfica sobre a memória, demonstrar que não existe um único sistema de memória ou um só conjunto de processos de memoria.
A memória é uma estrutura complexa, muito importante para a identidade individual, através da qual armazenamos, retemos e acedemos à informação sobre as experiências passadas.
O termo memória é simplesmente um amplo rótulo para um grande número de processosque formam as pontes entre o passado e o presente e que se distinguem em aspectos importantes.
Algumas das alterações da memória são o esquecimento e as amnésias. Estas serão explicadas mais detalhadamente ao longo do trabalho.
Palavras-chave:
Memoria, neuroanatomia, processos memoria, processo mnésico, alterações da memória
Abstract
With this work we will do areview on biographical memory, demonstrates that it doesn´t exist a single memory system or a single set of memory processes.
Memory is a complex structure, very important to the individual identity, throug wich we store, retain and gain access to information about past experiences.
The term memory is simply a broad label for a large number of processes that form bridges between past andpresent and that differ in important aspects.
Some of the memory changes to memory are  forghetfulness and amnesia. These are explained in more détail throughout the paper.


Keywords
Memory, neuroanatomy, memory processes, process mnesic, memory changes


Memoria


Introdução
Como sabemos as respostas às perguntas precedentes ou a algumas outras questões?Como recordamos algumas informações que usamos a cada hora que despertamos, diariamente? A memória é o meio pelo qual recorremos às nossas experienciam passadas a fim de usar essas informações no presente. Este processo é dinâmico e envolve operações como a guarda da informação e a sua recuperação quando necessário (Sternberg, 2000).
Para Gleitman (2009), memória é a maneira como fazemos oregisto dos acontecimentos das nossas vidas, e também das informações e competências que recolhemos desses acontecimentos. Seria difícil conceber um ser humano que não possuísse esta capacidade. Sem memória não haveria antes mas tão-somente agora, não haveria nenhuma possibilidade de construir ou afinar competências, nenhuma recordação de nomes ou de reconhecimento de rostos, nenhuma referência aosdias, horas ou até segundos passados. Estaríamos condenados a viver num presente estreitamente circunscrito, que nem sequer reconheceríamos como nosso, pois sem memória dos acontecimentos que deram forma à nossa vida, não pode haver sentido do eu. Este sentimento de identidade pessoal assenta, evidentemente, na continuidade das recordações que ligam o passado com o presente.


Neuroanatomia damemória
A memória não está localizada em uma estrutura isolada no cérebro, é um fenómeno biológico e psicológico que envolve uma aliança de sistemas cerebrais que funcionam juntos.
O lobo temporal é uma região no cérebro que apresenta um significativo envolvimento com a memória. Existem consideráveis evidências apontando esta região como sendo particularmente importante para armazenareventos passados. O lobo temporal contém o neocórtex temporal, que pode ser a região potencialmente envolvida com a memória a longo prazo. Nesta região também existe um grupo de estruturas interconectadas entre si que parece exercer a função da memória para fatos e eventos (memória declarativa), entre elas está o hipocampo, as estruturas corticais circundando-o e as vias que unem estas...
tracking img