Dislexia e a abordagem de baddeley sobre memória do trabalho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (361 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Dislexia e a abordagem de Baddeley sobre memória do trabalho

Segundo Baddeley e Hitch, a memória de trabalho rétem vários bits de informação inter-relacionadas na mente da pessoa, todos ao mesmotempo, de modo que possam ser manuseados e processados. Assim a memória de trabalho conserva e manipula as informações temporariamente enquanto executa tarefas cognitivas. A mesma possui trêscomponentes: o circuito fonológico, o bloco de desempenho visuoespacial e o executivo central.
O circuito fonológico armazena um número limitado de sons por um período curto. O bloco de desempenhovisuoespacial armazena informações visuais e espaciais codificadas a partir de estímulos verbais. Enquanto que o executivo central faz a junção das informações que vêm do circuito fonológico e do bloco dedesempenho visuoespacial.
Então surge a pergunta qual a relação da abordagem de Baddeley sobre memória de trabalho com a dislexia? Como a capacidade de memória está ligada as habilidades de linguagem eleitura?
Para responder essa questão tomemos como exemplo o personagem principal do filme “Como estrelas na terra”. Ishaan é um garoto que sofre de dislexia, ou seja que tem dificuldade para ler eescrever. Para ele as letras parecem “dançar”. Isso acontece porque o dislexo confunde letras similares, mistura palavras com grafias parecidas e seu cérebro pode inverter as letras e imagens refletidas emum espelho. Assim ele não relaciona sons com símbolos e não associa fonemas às letras, portanto não consegue ler e como consequência não entende o significado das palavras.
Ao ler sua mente conjuraa imagem à fala, enquanto que um dislexo não consegue fazer essa relação. A frase de Albert Einstein: “Quando leio, somente escuto o que estou lendo e sou incapaz de lembrar da imagem visual dapalavra escrita”; demonstra claramente essa dificuldade.
Logo as habilidades de leitura dependem da interligação dos três componentes do modelo de Baddeley, pois é preciso que se reconheçam os fonemas...
tracking img