Arena 11.0

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4318 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Simulação
1.1. Modelagem de Sistemas
No estudo de planejamento, é comum depararmos com problemas de dimensionamento ou fluxo cuja solução é aparentemente complexa. Nestes a determinação da quantidade de um recurso ou do melhor roteiro de fluxo dentro do sistema caracteriza um funcionamento eficiente ou otimizado. Por otimizado queremos dizer que teremos um custo adequado e que teremosusuários satisfeitos com o ambiente ou com o serviço oferecido. Dizemos também que um sistema ou processo adequadamente dimensionado está balanceado. Chamamos tais estudos de modelagem de sistemas.Dentre as técnicas disponíveis para a modelagem de sistemas temos a teoria das filas e a simulação.
1.2. Teoria das filas
A abordagem matemática de filas se iniciou no princípio deste século (1908) emCopenhague, Dinamarca, com A. K. Erlang, considerado o pai da Teoria das Filas, estudando o problema de redimensionamento de centrais telefônicas, mas somente após a Segunda Guerra Mundial ela foi utilizada em outros problemas. Devido à complexidade matemática alguns problemas não são resolvidos pela teoria.
1.3. Simulação
Com o surgimento do computados na década de 50, a modelagem de filas pôde seranalisada pelo ângulo da simulação, a simulação é um método que cria um modelo que imita parcial ou totalmente as características do sistema estudado. A técnica de simulação visual, cujo uso se iniciou na década de 80, teve uma aceitação surpreendente, devido ao menor nível de complexidade, assim seu uso cresceu enormemente.

2. Usando o ARENA em Simulação
O ARENA é ao mesmo tempo umalinguagem de simulação e um ambiente de trabalho e experimentação, que pode ser usado para testar o modelo e fazer a apresentação, que pode ser usado para testar o modelo e fazer a apresentação de seus resultados, através de avançados recursos de animação.
2.1. A “Visão do Mundo” do ARENA
O ARENA visualiza o sistema a ser modelado como constituído por um conjunto de estações de trabalho que prestamserviços a clientes ou entidades que se movem através do sistema. Esta característica básica pode ser utilizada de diversas maneiras, podendo ter, por exemplo:
• Pessoas (entidades) percorrendo as diversas seções (stations) de um supermercado onde efetuam compras;
• Um automóvel (entidade) sendo fabricado nas diversas seções (stations) de um fábrica;
• Clientes (entidades) chegam a um banco eutilizam os serviços dos diversos departamentos (stations) do banco.
Assim para montarmos um modelo de simulação com o ARENA, inicialmente construímos um fluxograma constituído pelas estações de trabalho e as opções de fluxo para as entidades.
2.2. O Software ARENA
O ARENA tem a interface nos padrões do MS Office, com comandos e botões semelhantes e menus que agregam funções semelhantes àsencontradas em outros softwares do Windows. A barra de menus principal do ARENA possui os menus:



Quando um arquivo de modelo é aberto (menu FILE, opção OPEN) ou um novo é criado (menu FILE, opção NEW), o seguinte ambiente de trabalho é apresentado:



Barras de ferramenta do ARENA
Standard (Padrão)
É a barra que contem os comandos de manipulação de arquivos, impressão e edição. Reúne tambémas opções de navegação dentro da área de trabalho e comandos para controle da simulação:



View (Visualizar)
Esta barra apresenta funções úteis para navegação pela área de trabalho:



Project Bar (Barra de Projeto – Templates)
A barra de projeto reúne os elementos que são usados para montar o modelo dentro da área de trabalho do ARENA.
• Estes elementos são organizados na forma de“templates”.
• Cada template é um conjunto de elementos, chamados “módulos”.
Ao anexar um template ao modelo, este aparece na barra de projeto como mais uma subjanela. Esta barra ainda possui duas subjanelas permanentes: Reports, que apresenta os relatórios disponíveis para o modelo, e Navegate, que apresenta as opções de navegação do modelo.





3. ARENA – Módulos Principais
3.1....
tracking img