Fichamento nelson w. s. "conceito de povo no brasil", capítulo do livro "introdução à revolução brasileira"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1147 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
-FICHAMENTO DE: SODRÉ, Nelson Werneck. “Conceito de Povo no Brasil?”. In: Introdução à Revolução Brasileira. 4ª Ed. São Paulo: Ciências Humanas, 1978. P. 197-210.
* Sodré define o termo povo como “conjunto das classes, camadas e grupos sociais empenhados na solução objetiva das tarefas do desenvolvimento progressista e revolucionário na área em que vive”.
* Propõe-se a identificar esse“conjunto de classes” e “tarefas progressistas” em três períodos diferentes: a Independência, a República e a Revolução Brasileira, para assim entender como é o povo brasileiro em cada um desses períodos.
* Para entender esse povo brasileiro não é necessário voltar à época colonial.
* Povo na fase da Independência:
* Nessa fase, realizar a Independência constitui a própriatarefa progressista do povo da época.
* A tarefa progressista da época, a Independência, surgiu de “condições externas e internas”, sendo que o problema da Independência se coloca quando “esboça ou alcança condições de resolvê-lo”.
* Condições externas: a burguesia europeia estava interessada em conquistar o mercado brasileiro, pois o monopólio é incompatível com a expansão burguesa;também a pressão inglesa “dominadora da circulação mundial de mercadorias”.
* Condições Internas:
* A estrutura social (servos e escravos, camada intermediária, classe dominante) desqualificava servos e escravos tornando-os incapazes de “consciência política” e luta pela independência (só “acompanham-o com o seu apoio, na medida do possível“);
* A camada intermediária, mesmoengajada não era capaz de levar sozinha à independência.
* A classe dominante que poderia levar (e levou) à Independência, guiada pelo seu desejo de fim do monopólio comercial, mas vacilante devido ao receio de ter a escravidão ameaçada.
* O Povo na independência é, então, a reunião de todas essas classes (servos e escravos, camada intermediária, classe dominante), cada umacontribuindo ao processo “com o seu coeficiente próprio de esforço e interesse”.
* Feita a Independência, esse Povo muda de figura, torna-se outra coisa.
* Povo na fase da República:
* Nessa fase, a “tarefa progressista” do povo era aniquilar o Império, que representava atraso.
* O Brasil estava agora “muito diferente”, com mais de 14 milhões de habitantes, sendo 700 milescravos, houve uma redução da área escravista e ampliação da servidão. 300 mil constituíam a classe dominante, que adota servidão/escravidão ou trabalho assalariado.
* Desenvolvimento das cidades, crescimento da população urbana, diversificação do comércio e surgimento de pequenas indústrias, tal como fortalecimento do aparelho estatal.
* Profissões liberais e aumento da já citada camadaintermediária, que agora aparece como classe média/pequena burguesia.
* Relações de trabalho no campo: “as que se desenvolvem economicamente excluem o trabalho escravo, que as entrava, e começam operar com trabalho assalariado.” (pp. 201)
* Daí se constitui no latifundiário uma camada que passa a constituir a burguesia e nos trabalhadores uma camada que passa a constituir oproletariado e semi-proletariado.
* Houve essa ampliação da sociedade (burgueses, trabalho assalariado, classe dominante cindida), o que gerou condições diferentes das anteriores, condições essas que tornaram necessário terminar o Império, que tinha “velhas relações econômicas e políticas que entravavam o desenvolvimento do país” (pp.202)
* A Independência provocou mobilização de todas asclasses, em maior ou menor grau, a constituição da República (tarefa progressista) mobilizou apenas burguesia nascente, proletariado, servos, semi-proletariados e alguns setores latifundiários, permanecendo excluídos seus esforços amplos.
* Constituem o povo aqueles empenhados nessa tarefa progressista (exclui-se então classe latifundiária).
* A realização da tarefa progressista,...
tracking img