Rotatividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 54 (13327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Neste capítulo serão apresentados o tema, o problema de pesquisa, a suposição, a justificativa, os objetivos gerais e específicos do estudo em questão, assim como a estrutura do trabalho e metodologia.

Apresentação do tema

Nos tempos atuais as organizações enfrentam dificuldades na velocidade de sua adaptação à nova realidade. A incerteza do futuro, a falta decapacitação para os novos papéis e a "falta de tempo" são algumas das dificuldades percebidas.
Na era do conhecimento, os profissionais precisam aprender de forma não convencional e saber trabalhar de forma cooperativa para gerar soluções inovadoras, torna-se necessário uma nova abordagem na formação, agora contínua para que as pessoas permaneçam produtivas, em condições de acompanhar as mudançase otimizando seu tempo.

Uma das características do “trabalhador do conhecimento”, que é a mobilidade em busca de melhores oportunidades, vêm penalizando muito as organizações, pois os funcionários já não permanecem por anos e anos, e nem tem mais intenção de se aposentar na empresa na qual um dia fora contratada, como acontecia antigamente.

Por isso o estudo sobre rotatividade de pessoalvem tomando a atenção dos gestores dos recursos humanos cada dia mais.

Chiavenato (2002, p. 178) comenta que o termo rotatividade é
“usado para definir a flutuação de pessoal entre uma organização e seus ambientes; em outras palavras, o intercâmbio de pessoas entre a organização e o ambiente é definido pelo volume de pessoas que ingressam e que saem da organização”.É comum ocorrer entrada e saída de recursos humanos nas empresas desde que seja num volume aceitável será considerado meramente vegetativo e de simples manutenção do sistema. O turnover torna-se preocupante quando os desligamentos acontecem por iniciativa dos empregados que ocorre quando o mercado de trabalho está com oferta intensa, causado assim um aumento dos índices de turnover.O tema deste trabalho é a rotatividade de pessoal que tanto preocupa as organizações atualmente.


Objetivos

Objetivo geral

Conforme Santos (2002, p.64) objetivo geral “deve expressar claramente aquilo que o pesquisador pretende conseguir com a investigação”.

Este trabalho tem como objetivo geral: Identificar os possíveis fatores queocasionam turnover no cargo de auxiliar contábil da empresa Centro Contábil Ltda.

Objetivos específicos

Segundo Santos (2002, p.70) os objetivos específicos “são propostas de raciocínio, problema intelectual especifico a serem resolvidos. Busca-se utilizar diretamente, resolva-se à proposta do objetivo geral”.
Assim atribui-se ao presente trabalho os seguintes objetivos específicos:
-conceituar turnover e suas possíveis causa;
- diagnosticar as causas de turnover no Centro Contábil;
Justificativa do tema
O fato de um dos pesquisadores atuar na área contábil, e ter percebido que as prestadoras de serviço do ramo são prejudicadas pela elevada rotatividade de seus colaboradores, que é altamente nocivo ao cumprimento de prazos.

É muito importante para as organizaçõesconhecerem e entenderem as causas da rotatividade de pessoal, para assim combaterem o turnover evitando a queda da produtividade e um capital humano inexperiente.

Problema de pesquisa
Vergara (2003, p.21) define problema como sendo algo ainda sem solução e para o qual se busca uma resolução possível através de pesquisa.

Já Marconi e Lakatos (1999, p.28) reconhecem que um problema é umadificuldade ainda que prática ou teórica, no conhecimento de algo de real valor e para o qual se deva buscar uma resposta.

“Um problema é uma questão que pergunta como as variáveis estão relacionadas” (Kerlinger, 1980 apud Köche, 1999, p.107).

“Problema é uma questão que envolve intrinsecamente uma dificuldade teórica ou prática, para a qual se deve encontrar uma solução” assim descreve Cervo &...
tracking img