Trabalho sobre filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
uNIVERSIDADE SALVADOR – UNIFACS
ENGENHARIA cIVIL








Atividade 01: FILOSOFIA
















Salvador
2012














Atividade 01: FILOSOFIA





Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, do curso de Engenharia civil - semestre 2012.1, como requisito parcial para obtenção de nota sob a orientaçãodo professor Felipe.







Salvador
2012

QUESTÕES A SEREM RESPONDIDAS

1. Com base na Unidade I, Capitulo I, do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA, bem como da AULA 1 da disciplina FILOSOFIA, apresente a diferença entre Mito e Filosofia. (Valor 1,5)

A explicação do mito é contraria a explicação filosófica. A filosofia originou-se dainquietação gerada pela curiosidade humana em questionar os valores e as interpretações sobre a realidade. A filosofia procura através de reflexões e argumentos explicar a realidade e o sentido da vida com razão e lógica. O mito também tenta explicar a realidade e os principais acontecimentos da vida, através da vivência cotidiana dos antigos, de lendas e histórias sagradas, utiliza-se da linguagemsimbólica.
O mito é a forma mais antiga de conhecimento, de consciência existencial e ao mesmo tempo, de representação religiosa sobre a origem do mundo, explicando os fenômenos naturais e a vida humana.

2. “Quando começamos a estudar Filosofia, somos logo levados a buscar o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrirmos que não há apenas uma definição de filosofia, mas várias. Asegunda surpresa vem ao percebermos que, além de várias, as definições parecem contradizer-se.” (CHAUÍ, 1995, p.16). Faça uma síntese das quatro definições gerais, apresentadas por Marilena Chauí, sobre o que seria filosofia. (Valor 2,0). Consultar a introdução intitulada “Para que Filosofia” do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA. (Valor 2,0).

A visão domundo tenta explicar que a filosofia, vista de um modo geral, compreende o conjunto de ideias, valores e práticas, ao qual uma sociedade é subordinada de acordo com a sua cultura, mas afirma também que essa definição de filosofia não pode ser aceita pelo fato de não expressar a ideia do trabalho filosófico, só podendo ser identificada com uma ligação de filosofia e cultura.
Sabedoriada vida nos explica que a filosofia ajuda o entendimento da vida moral, nos ensina a viver de modo ético e sábio, mas essa definição também não pode ser aceita pelo fato de não falar o que realmente é filosofia e o que é a filosofia faz.
A terceira definição tenta explicar o universo como a totalidade, o mundo como o centro de tudo, mas tem um impasse entre religião e filosofia. Areligião tenta explicar o universo através da fé enquanto a filosofia tenta explicar e compreender o universo através da realidade e da racionalidade. Essa teoria também não pode ser aceita, porque, a arte e a ciência também estudam o universo. A arte com as expressões e a ciência através do estudo, chegando à conclusão que não existe um pensamento único que nos leve a conclusão da definição sobre todoo universo.
A quarta e última definição descreve a filosofia como uma teoria do conhecimento, uma verdadeira epistemologia sobre tudo, os problemas de mundo, a sabedoria de vida, visão de mundo. Á filosofia é tudo isso, pois é voltada para o conhecimento das coisas e do homem sempre em busca de resposta através de fundamentos teóricos.

3) Pesquise e responda quais as exigênciaspara que uma reflexão seja caracterizada como filosófica. Para cada aspecto apresentado faça uma breve explanação. (Valor 2,0). Sugestão de consulta: Introdução intitulada “Para que Filosofia” do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, disponível no AVA. (Valor 2,0).

De acordo com Dermeval Saviani existem três exigências para que possamos caracterizar uma reflexão como...
tracking img