Trabalho sobre filosofia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Antes de tudo, os versos citados na música de Caetano Veloso, referem-se a uma falta, a uma ausência. É o desejo daquilo que não se tem que não está presente.
Ex.: “ E onde queres o romântico,burguês”; este verso descreve exatamente aquilo o que se deseja.
Para o filósofo é a forma de se tornar presente aquilo que está faltando, que está ausente o que se deseja. Logo, há o reconhecimentodaquilo que não possui e para tornar tal sabedoria e o respeito que lhe falta por algo, ele começa a falar e a pensar sobre o que se deseja. Assim, podemos considerar que o amor do filósofo está ligadoà ausência da coisa amada.
A correlação entre a certeza da ausência e o filósofo, esta na certeza que o mesmo tem de que não é sábio, logo deseja o saber, ou ama o saber. Interligando o amor aosaber.

2- A diferença é que para o pensamento filosófico pode-se girar entorno do mesmo assunto sem cessar, já o pensamento científico há uma busca de respostas e inovações exatas.
A correlaçãoperante esses dois pensamentos se faz da seguinte forma:
O pensamento filosófico está sempre ativo, girando sempre sobre o mesmo assunto, sentimento ou causa; já o pensamento científico possui oentendimento de se buscar o início, meio e fim sobre algo estudado, pesquisado ou discutido.

3- Uma vez que, o pensamento filosófico é dado através de uma interrogação, é sim possível comparar osversos apresentados com a origem do pensamento.
Neste caso específico, houve uma apresentação de versos que não foi possível encontrarem uma resposta conceitual e definitiva, mas sim, sendo mantida ainterrogação buscando o significado e a resposta de tal pergunta. Com isso, foi possível continuar filosofando e pensando.
O pensamento é originado também de uma afetação, algo sofrido por nós semnunca ter sido provocado, nasce espontaneamente e nos acomete surpresas.

4- O Silogismo está ligado a raciocínio. Conceitua-se em uma lógica e perfeita argumentação, é constituída por três...
tracking img