Trabalho sobre consultoria interna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 96 (23843 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tipos de Consultoria Interna
Por Projetos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que diagnostica a situação-problema e propõe alternativas de solução ao cliente.
Por Processos - é o conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente.
O processo de ConsultoriaInterna de Recursos Humanos / Objetivos
Uma área burocratizada, cheia de normas e regulamentos exige inovação. Prover a organização de informações descentralizadas é um dos principais objetivos da implantação de um projeto de Consultoria Interna de Recursos Humanos.
As organizações que o fizeram estavam preocupadas, não apenas em facilitar a tramitação da comunicação e informação, mas também emoferecer melhor atendimento ao cliente interno, em ir ao encontro das reais necessidades de seus funcionários e em aproximar-se dele. Isso permite que se concentre o trabalho de desenvolvimento no atendimento das necessidades e preferências do cliente interno.
Cabe à Consultoria Interna de RH detectar esses interesses e necessidades, empregar eficientemente as informações recebidas visando aodesenvolvimento de estratégias, propondo soluções e aprimorando os produtos oferecidos aos recursos humanos.
Esse modelo também tem como objetivo antecipar tendências de RH e ter sua atuação alinhada com suas estratégias e as da organização. Todos os treinamentos voltados para serviço total ao cliente mencionam a importância de se oferecer excelência de serviços.
Evolução
A Área de RecursosHumanos, durante muitos anos teve a denominação de Departamento de Pessoal, que no passado (em algumas empresas, no presente) era responsável por admitir, demitir, controlar normas e regras internas, apontar cartões de ponto. A este, cabia uma ação fiscalizadora.
Com a evolução das técnicas de Administração, com a valorização no ser humano, com o advento da Escola de Relações Humanas e o grandeaperfeiçoamento das teorias sobre comportamento organizacional, a ação dessa foi-se tomando cada vez mais orientada para seleção, remuneração, treinamento, benefícios, serviço social etc.
Ainda que o papel da área de recursos humanos tenha mudado a partir de 1920, muitas empresas continuam mantendo o antigo modelo de gestão. Veja os Modelos de Gestão de RH.
MODELO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOALADMINISTRAÇÃO DE RH CONSULTORIA INTERNA DE RH
Concepção sobre as pessoas Homus Economicus Valorização das experiências Valorização das competências e recurso estratégico
Ação de RH Controle jurídico, administrativo e legal Atuação mediante especialidades Orientação para a obtenção dos objetivos estratégicos da empresa
Políticas de RH Inexistentes Implícitas, algumas vezes formalizadas Explícitasnormalmente formalizadas e em relação com os objetivos estratégicos
Sistemas Relacionamentos com exigências legais e ao pagamento de salários Baseados na utilização de várias técnicas de administração de RH Sofisticados, articulados com a realização dos objetivos estratégicos da empresa
Status Subordinado a uma gerência média Subordinado a uma média ou alta gerência Subordinado ao principal executivo ouparte integrante do grupo dirigente.
Empresas consideradas tradicionais mantêm-se ainda sob a denominação de Administração de Pessoal o sistema burocratizado de controle dos aspectos jurí¬dico/legais, com total ausência de políticas inovadoras na gestão de seus recursos humanos.
A existência de estruturas organizacionais incompatíveis com a criação de grupos de trabalho flexíveis dificulta ocontato entre pessoas, a troca de idéias e o desenvolvimento do trabalho de equipe.
Nesse estilo gerencial configura uma gerência burocrática e controladora, que não busca proximidade com seus subordinados (porque é assim que são consi¬derados), não busca ouvi-los, discutir o seu trabalho e desenvolver sua capacitação e, principalmente, desconhece as competências de cada um. Nesses ambien¬tes...
tracking img