Consultoria interna de rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3782 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1 – CONCEITO DE CONSULTORIA ORGANIZACIONAL.
Consultoria é o exercício de determinada prestação de serviço, em geral por profissional qualificado e conhecedor dos assuntos de sua especialidade devidamente comprovada.
O serviço de consultoria oferecido ao cliente se realiza por meio de diagnósticos e processos de intervenção técnica e tem o propósito de: Identificar as necessidades docliente, formular e propor soluções e recomendar ações pertinentes
De acordo com as informações e práticas citadas na tela anterior, o consultor desenvolve, implanta e viabiliza o projeto conforme a necessidade específica de cada cliente.
A consultoria é o produto de um trabalho que pressupõe a integração de dois tipos diferentes de “know-how”: o técnico, específico sobre o assunto, e o decorrente davivência organizacional e do conhecimento de suas peculiaridades contextuais, políticas e culturais.
A atuação da consultoria pede competência em estabelecer uma relação de ajuda, uma parceria profissional do consultor com as pessoas que necessitam desse tipo de apoio. Considera o conjunto de atividades desenvolvidas pelo profissional de modo a ajudar o cliente a perceber, entender e agir sobrefatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente de trabalho.
A consultoria representa a influência exercida por um facilitador profissional, que é o papel do consultor, sobre indivíduos, grupos ou toda uma organização empresarial, no sentido de mudar ou de solucionar uma determinada situação-problema, propondo as correções ou melhorias adequadas nos processos, nos procedimentos e nos produtose serviços elaborados. É uma atividade profissional voltada para o tratamento dos problemas estruturais, funcionais e comportamentais da organização empresarial em seus diferentes segmentos de atuação, tamanhos e níveis de complexidade.
Consultoria é cjto de atividades desenvolvidas pelo consultor que ajuda o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem em seuambiente.
O consultor deve ser ético para desempenhar sua função de forma criteriosa.
É interessante esclarecer que, a rigor, profissionais liberais, em suas diferentes especialidades, exercem de fato “consultoria”, ou seja, aconselhamento, orientação às pessoas que buscam opiniões especializadas. Quando  buscamos o aconselhamento do médico, do advogado ou  do contador em assuntos de suascompetências esses profissionais, de fato, prestando-nos consulta ou seja consultoria.
Competências da Consultoria de empresas (organizacional)
Conhecimentos - gerais e específicos, sobre os assuntos da moderna administração.
Habilidades -necessárias para o uso dos  recursos e ferramentas apropriadas para a formulação e proposição de soluções em cada caso.
Atitude - que é a conduta equilibrada e éticapara a correta relação de ajuda esperada pelo cliente. É importante realçar o aspecto ético na atuação do consultor de organização como garantia de que o serviço seja  realizado conforme rigorosos critérios de desempenho profissional.
1.Dentre os conceitos apresentados abaixo, defina o significado de consultoria de organização?
1) é uma atividade implementada no âmbito de equipesadministrativas. 2) é um conjunto de atividades desenvolvidas pelo consultor, que ajudam o cliente a perceber, entender e agir sobre fatos inter-relacionados que ocorrem no seu ambiente. 3) é um conjunto de ferramentas que visam aumentar as vendas externas de uma empresa. 4) trata-se do conjunto de estratégias desenvolvidas pela empresa para melhorar sua performance financeira. 5) é uma das atividadesdesenvolvidas pelas equipes que desenvolvem atividades de mentoring.
2.Qual é a importância da ética no desempenho da consultoria profissional?
1) no exercício da atividade de consultoria profissional o mais importante é o conhecimento e a experiência. 2) não existem exigências de caráter ético uma vez que a atividade de consultoria pressupõe equilíbrio e bom senso. 3) é importante o aspecto ético no...
tracking img