Trabalho interdisciplinar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3936 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]























































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 OBJETIVO 4
3 DESENVOLVIMENTO 5
3.1 LISTAS LINEARES: FILO E FIFO 5
3.1.1 APONTADORES 6
3.1.2 ORDENS DE INCLUSÃO, ESCLUSÃO E PESQUISA 7
3.2 CONCEITOS DE PROPRIEDADE DE UMA TRANSAÇÃO ACID 93.3 BANCO DE DADOS COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS 11
3.4 ORM – MAPEAMENTO OBJETO RELACIONAL 12
3.5 FERRAMENTA ORM 12
3.6 DIAGRAMA DE CLASSE COM HERANÇA E POLIMORFISMO 13
3.6.1 HERANÇA 13
3.6.2 POLIMORFISMO 15
4 CONCLUSÃO 17
5 REFERÊNCIAS 18

INTRODUÇÃO


O trabalho propõe-se a apresentar o desenvolvimento de projetos bem elaborados de um sistema para realização de operaçõesutilizando ponteiros e listas lineares encadeadas. Com a apresentação de conceitos e exemplos de estrutura de dados, conceito da propriedade ACID, utilização de banco de dados com programação orientada a objetos, conceito e ferramenta para o uso de ORM e representação gráfica através de diagramas de classe especificando herança e polimorfismo.





OBJETIVO



A construção de umprograma computacional é motivada a partir de uma necessidade de solução de um problema particular. A solução desse problema através de um sistema computacional só é obtida no momento em que é definido um conjunto coerente de instruções de um programa que permita estabelecer que ações deverão ser executadas e em que ordem. O desenvolvimento de um programa deve ser caracterizado pela execução de uma fasede reflexão onde o objetivo é analisar o problema a resolver e encontrar uma solução que possa ser realizada por um sistema computacional. O resultado deste trabalho de reflexão pode ser registrado na forma de um projeto, a partir do qual o programa será construído.

DESENVOLVIMENTO


1 LISTAS LINEARES: FILO E FIFO


Lista Linear é a sequência de “n” elementos [a1, a2,...........an], onde a1 é o primeiro elemento e an o último elemento. Sendo extremamente utilizadas em programação para implementar as chamadas filas de espera, as listas lineares do tipo FIFO são aquelas cujo elementos são colocados na fila e retirados por ordem de chegada. Todo objeto inserido é posto no final da fila, e todo objeto retirado é obtido do início da fila, caracterizando a ideia fundamentalde Lista Linear FIFO, onde o primeiro que entra é o primeiro que sai.

A maneira de implementar listas lineares depende da classe de operações mais frequentes. Não existe, em geral, uma única implementação para a qual todas as operações são eficientes.

A fila é a estrutura característica do FIFO, são nelas que todas as inserções de novos elementos são realizadas. Nesse tipo deestrutura os elementos novos são inseridos no lado In (fim da fila) e a retirada ocorre no lado Out (começo da fila). Num sistema operacional, por exemplo, os processos prontos para entrar em execução são normalmente mantidos em uma fila, e retirados de acordo com seu grau de prioridade, onde aquele que tem maior prioridade entre todos os elementos da fila será o próximo a ser retirado, denominandoessa fila de fila de prioridade.

LIFO é uma expressão inglesa acrônimo que significa Last In, First Out que, em português significa último a entrar, primeiro a sair refere-se a estruturas de dados do tipo pilha. É equivalente a FILO, que significa First In, Last Out .O conceito de pilha é amplamente utilizado na informática, como, por exemplo, durante a execução de um programa, para oarmazenamento de valores de variável local a um bloco e também para conter o endereço de retorno do trecho de programa que chamou a função ou procedimento atualmente em execução. Os termos push e pop são usados para denominar a inserção e remoção de elementos da pilha, respectivamente. O termo top é usado para consultar o elemento do topo da pilha, sem o remover. Uma pilha é uma lista linear na qual...
tracking img