Trabalho fisicoquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho

de

Físico/Química



Marketing

Aluna: Ana Luiza Caetano Cavalari
1°B E.M.
Professor: Natã

Índice

Introdução................................................................04

Desenvolvimento........................................................05

Bibliografia................................................................12Entrevista..................................................................13

Conclusão.................................................................15

Anexos......................................................................16

Introdução

Neste trabalho irei mostrar sobre mais um avanço que a tecnologia também mostrou, que foi na área de marketing. Tal área vem crescendo a cada dia, e com as novastecnologias ela vai se expandindo. O marketing entra nessa colocação, por estar dentro das maiores tecnologias que é a computação e a internet, pois encontramos muitas propagandas em sites e blogs. Também apresentarei um vasto aprendizado na área.

O conceito contemporâneo de Marketing engloba a construção de um relacionamento satisfatório a longo prazo do tipo “ganha-ganha” no qual indivíduos egrupos obtêm aquilo que desejam e necessitam. O marketing surgiu para atender as necessidades de mercado, mas não está limitado aos bens de consumo. É também amplamente usado para vender ideias e programas sociais. Técnicas de marketing são aplicadas em todos os sistemas políticos e em muitos aspectos da vida

Historia

Apesar de encontrarmos as suas raízes ao longo da história da humanidade, naprópria génese do comércio, o marketing é um campo de estudo novo se for comparado com os outros campos do saber. O estudo do mercado surgiu da necessidade dos industriais de administrar a nova realidade oriunda da Revolução industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para um mercado de compradores. Neste estágio o marketing ainda é inseparável da economia e daadministração clássica, pois inicialmente a sua preocupação era puramente de logística e produtividade, para a maximização dos lucros. Os consumidores não tinham qualquer poder de regateio e a concorrência era praticamente inexistente.

Tal realidade manteve-se inalterada até fins da Segunda Guerra Mundial quando, então, reagindo ao crescimento da concorrência, mercadólogos começaram a teorizar sobre comoatrair e lidar com os seus consumidores. Surgiu então a cultura de vender a qualquer preço. As técnicas existentes baseavam-se mais na intuição do que na prática. Eram técnicas ingénuas e/ou maliciosas que estavam misturadas a ferramentas eficientes. Lenda e facto misturavam-se, mas o mercado não dava muito ouvido à academia.

Nos anos 40, Robert Bartels, defendeu sua tese de doutorado sobre ateoria do marketing, mas até então raros eram os princípios do Marketing estabelecidos. A questão crucial era se as teorias de mercado podiam ou não se desenvolver. Autores afirmavam que nunca seria possível desenvolver uma teoria mercadológica genuína, pois consideravam esta extremamente subjetiva, quase uma forma de arte. Por outro lado outros começavam a admitir que existia uma potencialidadepara a teoria mercadológica se tornar uma ciência. Em 1954, pelas mãos de Peter Drucker ao lançar seu livro “A Prática da Administração”, o marketing é colocado como uma força poderosa a ser considerada pelos administradores.
Na maior parte das empresas, o marketing ocupava, há 50 anos, apenas um lugar modesto no organograma, o de um serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados emuitas vezes estava subordinado ao diretor de produção ou diretor administrativo, mas aos poucos, essa função foi-se alargando progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção, financeira e de recursos humanos.

Nos anos 70 destacou-se o fato de surgirem departamentos e diretorias de marketing em todas as grandes empresas. Não se tratava mais de uma boa idéia, mas de...
tracking img