BOMBA CALORIMÉTRICA

2329 palavras 10 páginas
BOMBA CALORIMÉTRICA

Uma bomba calorimétrica consiste num dispositivo para determinar o calor de combustão de compostos orgânicos. É constituída essencialmente por uma câmara de combustão, onde os reagentes são colocados (oxigénio sob pressão e a substância-problema). A câmara de combustão é colocada num copo isolado o melhor possível, do ambiente, contendo uma quantidade de água conhecida. Inicia-se a reação aquecendo a amostra através de uma corrente eléctrica que passa por um fio. A reação de combustão é exotérmica e consequentemente aquecerá a água que circunda a câmara. A variação da temperatura em função do tempo é determinada pelo termómetro de precisão, obtendo-se um gráfico que relaciona estas duas grandezas. Como todo o calor libertado foi utilizado para elevar a temperatura da água, pode-se calcular o calor de combustão.
Algumas vantagens de um modelo de bomba calorimétrica:
Determinação de poder calorífico de sólidos e líquidos
Ensaios de combustão de matérias sólidas líquidas, determinando elementos tipo halogênio, sulfúrico e outros produtos, através da combustão.
Princípio de funcionamento: Adiabático, Isoperibólico, ou Dinâmico, PCI / PCS.

A calorimetria estuda, essencialmente, o fenômeno de transferência de energia, na forma de calor, de um corpo a outro, de todas as maneiras possíveis. Ocupa-se, ainda, do efeito que essa transferência provoca no estado de um corpo: sua fusão, seu endurecimento, sua evaporação e outros fenômenos decorrentes da perda ou aquisição de calor, também identificado como energia térmica. Essa energia está associada à vibração, mais ou menos intensa, das partículas que constituem o corpo, sejam moléculas, átomos ou elétrons. A calorimetria é a base para o estudo da termodinâmica, que estuda as relações entre energia térmica e energia mecânica, como também a transferência de calor, uma das operações mais comuns na indústria química.
O calor (Q) é a forma de transferir energia térmica entre dois corpos que se vale

Relacionados