Trabalho escrito ontem e hoje as formas de brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1313 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
* INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ - IEC
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA

Ontem e hoje a criança e suas formas de brincar.

PROFESSORA TÂNIA OLIVEIRA
Turma A

ALUNOS: AURICELIA
EMANOEL
RAFAEL
SOLANGE

FORTALEZA
2012
1 INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário Aurélio brincar significa divertir-seinfantilmente.
Conforme Santos(1999), para a criança, brincar é viver.Sabemos que ela brinca por que gosta de brincar e que, quando isso não acontece, alguma coisa pode não estar bem.
Nas brincadeiras, ao estabelecer vínculos sociais com seus semelhantes, a criança descobre sua personalidade, aprende a viver em sociedade e se prepara para funções que assumirá na idade adulta.
No processo de educaçãoinfantil a atividade lúdica se faz necessária, é através das brincadeiras que elas estabelecem interações com o meio, com base nas características sociais e culturais, pois o poder de imaginação, fantasia e criação, são específicas de infância.
Brincar é coisa séria! É algo inerente ao ser humano, os bebês já nascem sabendo. Na infância, a brincadeira assume papel de destaque, uma vez que permeiatodas as relações da criança com o mundo. A brincadeira em si tem propósitos bem definidos e é o principal meio pelo qual a criança põe em prática conhecimentos que já possui, adquire novos e interage com outras crianças. Albert Eintein já dizia: “Brincar é a mais elevada forma de pesquisa”.
A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Ela é importante para o desenvolvimento da linguageme para a socialização. Na medida em que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.

2 DESENVOLVIMENTO
O Brincar surge já no início do primeiro ano de vida da criança dando a ela a oportunidade de interação e comunicação social, assim como um contexto para que se construam as representações mentais das experiências que ela vive nomundo das pessoas e no mundo das coisas.
A brincadeira é uma forma privilegiada de aprendizagem. Ela é importante para o desenvolvimento da linguagem e para a socialização. Na medida em que vão crescendo, as crianças trazem para suas brincadeiras o que vêem, escutam, observam e experimentam.
Brincar sempre foi o entretenimento favorito das crianças, desde os tempos de nossos avós, isso deixaevidente a pureza dessa fase tão deliciosa. Com o tempo, as formas de se aproveitar a infância foram se modificando e hoje a criançada tem hábitos totalmente modernizados.
O costume de brincar na rua de pega-pega, pular corda, bolinha de gude e esconde-esconde está sendo deixado de lado diante da magia proporcionada pelo mundo digital. Agora as crianças preferem ficar horas jogando na frente de umcomputador ao invés de optar por uma brincadeira tradicional, que estimule os seus movimentos e a criatividade.
As brincadeiras antigas conseguem dar mais personalidade a infância e também evitam que as crianças se tornem sedentárias. Os jogos eletrônicos estimulam o raciocínio dos pequenos, mas criam um mundo onde a fantasia já foi moldada e não precisa ser criada.
Atualmente, as crianças começam afrequentar cada vez mais cedo as instituições voltadas para elas, como as creches e as escolas de educação infantil. Nesses espaços, o brincar é muitas vezes desvalorizado em relação a outras atividades consideradas mais produtivas. Neles, a brincadeira é realizada no intervalo, ocupando um prazo determinado de tempo. Valorizar a brincadeira não deve ser apenas permiti- la, deve ser tambémsuscitá- la.
As brincadeiras ficam mais interessantes quando as crianças podem combinar os diversos conhecimentos a que tiveram acesso. Nessas combinações, muitas vezes inusitadas aos olhos dos adultos, as crianças revelam suas visões de mundo, suas descobertas.
Na escola cada brincadeira é planejada, conduzida e monitorada. A ação do educador é fundamental. Ele estrutura o campo das brincadeiras,...
tracking img