Movimento ginastico europeu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo apresentar o movimento ginastico europeu, bem como as mudanças que ocorreram em toda Europa. Irá apresentar também, as quatro principais escolas de ginástica, com seus principais idealizadores, influenciadores e as filosofias de trabalho.

O Movimento Ginástico Europeu surgiu no século XIX e tinha como finalidade fortalecer, embelezar,corrigir e tornar saudável o corpo dos europeus. Para isso foram desenvolvidos exercícios específicos para cada parte do corpo.
Dentre as finalidades citadas a cima, o Movimento Ginastico também tinha como objetivo a melhora da saúde da sociedade, pois com a Revolução Industrial surgiram muitos problemas sociais, havendo necessidade de fortalecer o trabalhador para aguentar a alta carga de suastarefas.
A partir de 1800 surgem então os métodos ginásticos (ou escolas). Alemanha, Suécia, França e Inglaterra, foram esses os primeiros países a darem origem à ginastica nas sociedades burguesas.
Desde então a ginastica passou a ser considerada cientifica, desempenhando importantes funções na sociedade industrial, com feições médicas e de ordem disciplinar.
Com algumas diferenças em cada pais deorigem, essas escolas possuem finalidades parecidas: regenerar a raça, desenvolver a vontade, a coragem, a força, a energia de viver e também desenvolver a moral.
Escola Alemã
A Alemanha no início do século XIX ainda não havia realizado a sua unidade territorial, então a ginástica surge com forte espirito nacionalista para ajudar na defesa da pátria, criando homens e mulheres fortes e robustos.Os idealizadores acreditavam que com a ginastica e as ciências que dominavam a época(biologia, anatomia e fisiologia) seria possível formar este “espirito nacionalista” e “corpos saudáveis”. Os principais idealistas alemães foram: Johan Christoph Friedrich Guts Muths, Fiederich Ludwig Jahn e Adolph Spiess, eles se baseavam nas teorias pedagógicas de Rousseau, Basedow e Pestallozzi.
Para GutsMuths a ginastica baseada nas leis da fisiologia, deveria ser organizada pelo Estado e aplicada todos os dias para homens, mulheres e crianças. Esse seria o meio educativo fundamental da nação, tendo cuidados higiênicos com o corpo e local onde se vive.
Friederich Ludwig Jahn, outro idealizador da ginastica alemã, visava a saúde, a moral e principalmente o caráter militar. Para ele a ginasticatambém deveria estimular os jogos, e dava uma atenção principal às lutas, pela possibilidade de acontecer uma guerra nacional. É Jahn quem cria os “obstáculos artificias”, denominado mais tarde de “aparelhos de ginastica”.
Criou também um movimento de ginastica denominado “Turnen”. Neste movimento encontrava-se a primeira forma de instrução física destinada às massas e apresentava um forte conteúdohigiênico, tinha como finalidade tornar os corpos ágeis, fortes e robustos.
Adolph Spiess visando as teorias de Basedow, preocupava-se com a introdução da ginastica nas escolas, propondo que uma parte do dia fosse destinada à pratica de atividade física. Seu sistema de ginastica foi esquematizado por A.R. Accioly(1949,p.9) no livro de Carmen Soares “Educaçao Fisica: raízes europeias e Brasil”da seguinte forma:
.
Podemos dizer que o Movimento de Ginastica Alemã se caracterizou por um forte espirito nacionalista, e os famosos “Turnen” de Jahn, desenvolveram-se a partir de 1870.
Escola Sueca
Na Suécia a ginástica surge no início do século XIX, para corrigir os vícios da sociedade, com ela seria capaz de criar indivíduos fortes, saudáveis e livres dos tais vícios.
A ginásticabuscava formar bons operários e bons soldados, pois era isso que o país precisava.
Pehr Henrick Ling( 1776-1839) idealizador da ginástica sueca, forma um método ginástico cheio de nacionalismo e com o objetivo de regenerar o povo.
Baseado na ciência Ling afirmava que seu método poderia ser dividido em quatro partes:
* Ginástica pedagógica ou educativa: toda população poderia praticar,...
tracking img