Trabalho Escravo

Páginas: 12 (2902 palavras) Publicado: 11 de dezembro de 2013
1. INTRODUÇÃO
O trabalho é uma realização de determinados processos em que envolve a mudança do objeto ou não, onde pode ser compreendido como qualquer atividade física ou intelectual, realizado pelo ser humano, devido o trabalho gerar conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico ele é valorizado desde os primórdios até então. Segundo (ALBORNOZ, 2008) apalavra trabalho tem diversos significados dentre eles, cita-se, o trabalho como desempenho aplicado á elaboração de utilidades ou obras de arte, mesmo dissertação ou discurso. Por outro lado, pode indicar o processo do nascimento da criança: “a mulher entrou em trabalho de parto”, daí observa-se que a diversidade da palavra trabalho é bem extensa e complexa.
Ainda falando em trabalho, uma questãobastante ocorrida com relação a este assunto, é o trabalho escravo, um ato em que envolve desrespeito às leis trabalhistas e a violação dos direitos humanos, onde o trabalhador não consegue se desligar do patrão por fraude ou violência, quando é forçado a trabalhar contra sua vontade, quando é sujeito a condições desumanas de trabalho ou é obrigado a trabalhar tão intensamente que seu corpo nãoaguenta e sua vida pode ser colocada em risco. (PEC 438/2001). No Brasil, o trabalho escravo ainda é uma constante em diversos lugares, principalmente nas regiões em que os níveis de desemprego são bem significativos, favorecendo assim que muitas pessoas saiam de suas residências para buscarem em outras localidades condições satisfatórias para sobrevivência de tal e sua família, e acaba sendo vítimado trabalho não remunerado, o trabalho escravo.
Na atualidade, a preocupação dos órgãos ligados aos direitos humanos é grande quando se fala em atividades comerciais compulsórias. Isto, porque além de atingirem a população mundial, também são consideradas desumanas e brutais. O trabalho escravo no mundo atinge principalmente crianças e adolescentes, que são submetidos, alem de altas jornadas ecastigos corporais quando se recusam a realizarem as tarefas. Deste modo, não só o futuro deles é atrapalhado; mas também são adquiridos traumas físicos e mentais.
Esses indivíduos são obrigados a ingressarem no mundo trabalhista em geral, para complementarem a renda de suas famílias. Com isso aceitam qualquer proposta de serviço se dedicam ao máximo para agradarem seus supostos patrões.Entretanto, essa dedicação rouba-lhes os tempos que, nessa faixa etária, seria empregado para estudarem e brincarem, que é atividades necessárias para um crescimento sadio, o que garante a base de formação deste futuro adulto. Este tipo de atividade comercial está longe de acabar, pois, gera lucro de alguma forma. Portanto, os governantes devem continuar intensificando as ações para ir contra essaverdadeira máfia que se instalou, para assim as vitimas recuperarem sua dignidade e se enquadrarem em um emprego que seja humanizado de fato. (BORSOI. J, 2012)
O governo sofre para acabar com essa pratica escravista, pois, as autoridades locais de áreas que sofrem com o trabalho escravo, negligenciam ou não encontram suporte para acabar com essa pratica em determinadas áreas, quando os patrões sentem-seameaçados com palavras ou atos dos seus ‘escravos’, ele tende a recorrer aos extremos e termina executando o trabalhador para evitar que seu ‘ganha pão, fácil’ seja destruído, e assim as autoridades não podem atuar, pois, suas testemunhas terminam sendo mortas e esquecidas. Isso acontece em muitas das vezes em fazendas no interior de cidades pobres, onde o nível de educação é baixíssimo e não seconhece as leis e os direitos humanos.
O trabalho escravo está presente no Brasil desde a Abolição da Escravatura e permanece até os dias atuais por ser uma pratica lucrativa. Por isso é essencial se conhecer esse assunto tão presente no país, e é fundamental que a população conheça esse assunto e passe a entender como funciona, e porque não acaba.
1.1 OBJETIVO GERAL
Analisar a situação do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho escravo
  • Trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • Trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • trabalho escravo
  • Trabalho Escravo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!