Trabalho em equipe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
Instituto de Ciências Humanas - ICH
Curso de Psicologia

 
 
 
 
TRABALHO EM EQUIPE

 

 
Campus Araraquara
2011

1. ASPECTOS TEÓRICOS DO TRABALHO EM EQUIPE
Leonor Cordeiro Brandão começa seu texto dizendo: “Ninguém vive isolado e não se pode compreender o comportamento do individuo sem considerar a influência de outro”, ou seja, nenhum membro deum grupo deixa de sofrer o impacto do grupo.
Brandão relata que para Spector (2002) um grupo de trabalho é a união de duas ou mais pessoas que interagem umas com as outras e dividem algumas tarefas. Em geral, os grupos se constituem a partir da existência de interesses comuns, sejam eles a necessidade de sobrevivência, estima ou status. Outro fator relevante para a formação dos grupos é odesafio, que tende a incentivar as pessoas a se reunirem para superar as dificuldades.
Algumas características que distinguem um grupo de uma coleção de pessoas: “interação entre os membros, objetivo e conjunto de normas comuns, conjunto de papéis e uma rede de atração interpessoal”. De acordo com Brandão no grupo os membros são, de alguma forma, comportamentalmente interdependentes, ou seja, ocomportamento de um membro influencia o comportamento dos outros membros do grupo. Para que possamos entender melhor essa relação de interdependência, é necessário que diferenciemos grupos de equipes.
O grupo “é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influencia e é influenciada pela outra”. Para eles, equipe é um “tipo especial de grupo em que, entreoutros atributos, evidencia-se elevada interdependência na execução das atividades”. Fiorelli apud Brandão.
Para que um grupo se torne uma equipe é necessário que haja algum elemento de identidade entre eles. Um conceito de equipe que procura integrar o funcionamento com o vínculo emocional, no qual “Uma equipe é um conjunto de pessoas:
1. Com um senso de identidade, manifesto em comportamentosdesenvolvidos e mantidos para o bem comum;
2. Em busca de resultados de interesse comum a todos os seus integrantes, decorrentes da necessidade mútua de atingir objetivos e metas específicas.”
De acordo com Brandão existem três fatores básicos para existência de uma equipe. O de Conteúdo que implica, na existência de objetos ou interesses em comum, que se deseja atingir, o de Estrutura queimplica numa determinada divisão de papéis ou deveres dentro da equipe, e o de Processo, que diz respeito ao vínculo emocional de pertencer á equipe.
No trabalho em equipe há uma maior geração de idéias, uma aceitação mais adequada das diferenças individuais e maiores chances de sucesso para ações de nível elevado de complexidade, entre outros benefícios.
Como principais aspectos negativos, afalta ou a inexistência de uma supervisão adequada, o sentimento excessivo de identificação, e a má preparação e escolha do líder e dos membros da equipe, que tende a levar ao mau funcionamento da equipe.
A liderança de uma equipe é responsável, tanto pelo sucesso da mesma, quanto pelo seu fracasso. De acordo com Brandão “o líder possui o poder de enfraquecer ou fortalecer os vínculos emocionaisque dão consistência à equipe”. Cabe a este então compreender o modo de operar de cada um de sua equipe e estabelecer um clima favorável para que cada membro da equipe desenvolva suas habilidades plenas.

2. O JOGO DAS TORRES
Na dinâmica, três papéis constituíam a base para sua realização, sendo dois operários, um líder, e um fiscal. Os dois operários tinham que vendar os olhos e seguir arisca as ordens do líder, enquanto isso o fiscal andava de grupo em grupo observando como outros líderes e outros operários trabalhavam.
A cada rodada os papéis eram trocados, dando oportunidade para todos os membros da equipe passar por todos os papéis e a cada liderança era estabelecida uma nova meta de trabalho.

3. FATORES OBSERVADOS NA DINÂMICA E SUA CORRELAÇÃO COM OS CONCEITOS TEÓRICOS...
tracking img