Folclore

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1760 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Folclore
Cantigas de Roda | Danças Folclóricas | Lendas e Mitos
Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças de um povo, expresso em suas lendas, contos, fábulas, danças, cantigas de roda e de ninar, comidas, vestimentas, provérbios, superstições, adivinhações, brinquedos etc...
"Conservar o Folclore de uma Terra é unir o seu povo. Cultivando o que é nosso, estamos conservando o Brasilunido."
Comemora-se no dia 22 de agosto Dia do Folclore.
Existe um momento na vida da criança em que ela acredita nas ilusões e mergulha no mundo da fantasia, mesmo conhecendo e aceitando a realidade da qual participa.
Neste transitar entre aceitar o real e viver no sonho, as cantigas de roda representam para a criança a confiança e a certeza de que necessita para investir na conquista de si mesmae do mundo. O brincar de roda é uma atividade em que a criança desenvolve a criatividade e na qual resgatamos o folclore infantil brasileiro, uma vez que cada cantiga é aprendida e passada, ou melhor dizendo, cantada, de geração em geração.
Hoje em dia, as crianças quase não cantam mais cantigas de roda, ficou "fora de moda". Que Pena! Agora as crianças só estão ligadas no som dos trioselétricos e nas músicas que ouvem nas rádios e televisões, ficando as cantigas de roda em desvantagem tanto na falta de um arranjo musical eletrizante, quanto na inexistência de ibope musical na mídia.
É uma forma de dança social que se desenvolveu como parte dos costumes e tradições de um povo e são transmitidas de geração em geração. Muitas danças exigem pares, outras são executadas em roda, às vezes secolocam em fileiras. Embora as danças folclóricas sejam preservadas pela repetição , vão mudando com o tempo, mas os passos básicos e a música assemelhem-se ao estilo original. Todos os países têm algum tipo de dança folclórica e a maioria pertence apenas a sua nação, como por exemplo: a tarantela, italiana, o drmes, croata ou o krakowiak, polonês e o frevo brasileiro. Algumas são executadas emocasiões especiais, como a polca de Natal sueca, a hayivka, dança da Páscoa ucraniana, a hochzeitstanz, dança austríaca de casamento e o reisado brasileiro, que festeja a véspera do dia de Reis.
Conheça também outros tipos de dança.
Lenda: Narração em que os fatos históricos são deformados pela imaginação do povo ou do poeta, se transformando em uma fábula.
Parte superior do formulário
[pic]Mito: Pessoa, fato ou coisa real, valorizados pela imaginação popular, pela tradição, ou ainda, coisa ou pessoa irreal, fictícia, de significado simbólico cuja verdade se perdeu no tempo.

Mitologia: Os Mitos são narrativas sobre as divindades e a Mitologia é o conjunto dessas histórias que explicam os mistérios da natureza ou transmitem ensinamentos éticos, psicológicos ou filosóficos para ahumanidade.

A Lenda da Lagoa da Música
Em Bagé, perto do Rio Negro, existe uma lagoa mal-assombrada. Altas horas da noite, muito campeiro, ouviu notas de música brotando de suas águas calmas.
É que na sangrenta Revolução de 1893 uns trezentos republicanos pica-paus foram degolados em suas margens e os maragatos, vencedores, atiraram muitos mortos na lagoa.
Diz a lenda que o último degoladoera um rapaz muito novo, valente com armas e clarim da força derrotada. Ao ser degolado, ainda correu para a lagoa, levando o seu clarim - clarim que ele gosta de tocar até hoje, nas noites de lua clara.
Macunaíma
Divindade da mitologia brasileira, originalmente tratava-se de um deus dos indígenas que habitavam o oeste da serra de Roraima e do alto do Rio Branco. Era o espírito bom e grande que,trabalhando de noite, teria criado a terra, as plantas, todas as espécies de animais e o próprio homem. Com o tempo, e graças ao intercâmbio cultural entre tribos diversas, Macunaíma perdeu estas características de um deus bom e se tornou um herói de várias histórias populares. Era nelas representado como um personagem de espírito inventivo, cheio de recursos mágicos, misto de astúcia, maldade...
tracking img