Impactos ambientais causados pelas usinas canavieiras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5916 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS USINAS CANAVIEIRAS

Adriano Rodrigues Lima
Claudete Ap. Dallevedove Baccaro

Resumo
Como em qualquer outra cultura intensiva, a monocultura canavieira decorre da homogeneização do ambiente, problemas ambientais, como a contaminação do solo e dos veios d’água, a degradação ambiental em função do desmatamento, a poluição do ar causada pela queima da canaanteriormente ao corte e muitos outros que, juntamente com estes, precisam ser analisados cuidadosamente. O modelo de gestão ambiental sem poluir o meio ambiente no setor sucroalcooleiro ainda é uma forma de gestão relativamente nova, muitas vezes as usinas empregam meios paliativos como forma de descarte de alguns de seus subprodutos, assim é necessário um aprofundamento acerca da temática para quea mesma sirva como orientação para a verdadeira implantação de um modelo de produção mais limpa na indústria energética do açúcar e do álcool. O objetivo deste artigo é analisar os impactos ambientais causados pelas usinas canavieiras na região do Triângulo Mineiro (MG) e quais possíveis soluções para amenizar estes impactos. A metodologia utilizada para a elaboração deste estudo consistiu em umlevantamento e análise bibliográfica, acerca do tema proposto, uma vez que este trabalho caracteriza-se como um trabalho de revisão bibliográfica.

Palavras-Chaves: Usinas. Monocultura. Impacto Ambiental. Cana-de-açúcar.

Abstract
Like any other culture intensive, monoculture due to the homogenisation of the environment, environmental problems such as contamination of soil and water veins,environmental degradation due to deforestation, air pollution caused by burning sugarcane prior to cut and many others along with them, must be analyzed carefully. Theenvironmental management model without polluting the environment in the biofuels industry is still a relatively new form of management, the plants often employ palliative means as a way to dispose of some of their products, so we needa deepening on thesubject for the it serves as guidance for the deployment of a true model of cleaner production in the energy industry of sugar and alcohol. The The aim of this paper is to analyze the environmental impacts of sugarcane plants in the Triangulo Mineiro region (Minas Gerais) and what possible solutions to mitigate these impacts. The methodology used to prepare this study consisted ofa survey and literature review, on the theme, since this work is characterized as a literature review.

KeyWords: Plants. Monoculture. Environmental Impact. Cane sugar.

Introdução

O setor sucroalcooleiro vive atualmente uma explosão em termos de grande negócio, colocando o Brasil em um seleto grupo de fornecedores mundiais que irá participar da demanda crescente no mundo afora. O setor decana evoluiu nos últimos anos, introduzindo novas práticas agrícolas e técnicas modernas de processamento.
O recente e espetacular interesse mundial pelo álcool - outra importante fonte de energia que poderá substituir o petróleo na produção de combustíveis -, faz com que o Brasil invista na construção de novas usinas de álcool e em pesquisas sobre biodiesel, consolidando importante posição emfontes alternativas de energia. O recente interesse pelo álcool combustível brasileiro se deve ao fato de o produto não só ser um alternativo à gasolina, mas, por ser proveniente de matéria-prima renovável e por ser uma energia não fóssil.
De acordo com o Ministério de Meio Ambiente, expandir o ramo pode ser bom para a economia brasileira, mas, se forem mantidas as atuais técnicas de cultivo e nãohouver um aperfeiçoamento e aplicação rigorosa da legislação ambiental e trabalhista, o aumento das concentrações de gases tóxicos na atmosfera poderá afetar a dinâmica ambiental e conseqüentemente agravar a situação de saúde da população que vive no entorno das regiões produtoras.
É sabido que muitas das mudanças ocorridas na configuração da paisagem do cerrado do Triângulo Mineiro, estado...
tracking img