Meio ambiente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento Sustentável na Agroindústria Canavieira: uma discussão sobre os resíduos.

Resumo

O artigo discorre sobre três resíduos da agroindústria canavieira (vinhaça, torta de filtro e bagaço), os impactos ambientais causados pelo uso indiscriminado desses materiais e alternativas num contexto ambientalmente sustentável. A diminuição dos impactos ambientais de uma região ouprocesso deve basear-se em políticas prioritárias ao desenvolvimento sustentável, às gerações futuras, ao meio ambiente e as populações inseridas. A ampliação dos canaviais para a implantação do PROÁLCOOL intensificou dois grandes problemas ambientais: 1) degradação de ecossistemas e a poluição atmosférica causada pelas queimadas; 2) poluição de cursos d’água e do lençol freático pela fertirrigação innatura de vinhaça. A reutilização indiscriminada da vinhaça e da torta pode poluir o lençol freático de forma não imediatamente verificável e quando constatada, sua possibilidade de reversão é pequena. Definições de legislação específica pertinente ao assunto, e a utilização de instrumentos tecnológicos são apontadas como alternativas para redução desse risco. No caso do bagaço da cana énítida sua importância como matéria prima para co-geração. Deve-se aliar os interesses dos setores sucroalcooleiro, elétrico e do governo, adaptar essa necessidade energética a um programa de difusão da produção a partir do bagaço, disponibilizar capital para investimentos tecnológicos e definir políticas claras para comercialização da energia.

Introdução

O modelo agrícola adotado em umadeterminada região que era antes ocupada por um ecossistema natural qualquer é os principais responsáveis pelos impactos ambientais nessa área (CAMPANHOLA et. al., 2001, Pág. 268). A diminuição dos impactos ambientais de uma região ou de um processo produtivo seja ele agrícola ou industrial, deve ser baseada em políticas que priorizem o desenvolvimento sustentável, ressaltando suas preocupações com asgerações futuras, com o meio ambiente e com ao as necessidades básicas da população inserida.
Na histórica da colonização brasileira desde os anos atuais, a monocultura canavieira vem sendo instalada em algumas das principais áreas agrícolas do país.
No século XVI, essa que foi a primeira atividade agroindustrial do Brasil, buscava terras férteis e um ponto de fácil escoamento daprodução para a Europa na Zona da Mata Nordestina dizimando a Mata Atlântica que era o principal ecossistema dessa região. Posterior, com a consolidação dos mercados internacional e interno, a produção canavieira aos poucos vai se concentrando estrategicamente no estado de São Paulo, principal mercado consumidor do país.
Atraídos pelo baixo preço das terras, pela inversão do capital gerado com ocafé, pelas vantagens de infraestruturas e pelos incentivos financeiros, antigos cafeicultores e novos investidores instalam neste estado grandes usinas de processamento de cana de açúcar e, a partir da década de 1950, tornam-se os principais produtores nacionais e posteriormente mundiais de açúcar.
O que se deve destacar ao longo da história de formação desse setor, além do longo período deintervenções, é a busca pelo aumento da produção de açúcar e posteriormente de álcool combustível. Essa expansão, que variou de acelerada a moderada conforme vários autores1, não foi ambientalmente sustentável uma vez que buscava o aumento da produção a partir da introdução da cultura em novas áreas de plantiu, e nem sempre através de um aumento da produtividade da lavoura, ou da injeção detecnologia nos processos produtivos de fabricação de açúcar e álcool.
Na década de 1970 com a implantação do Proálcool como programa nacional de estímulo à substituição da gasolina possibilitou-se, devido às características mais limpas do álcool em relação aos combustíveis fósseis, uma melhoria nas emissões atmosféricas de poluentes originados a partir da queima de gasolina, principalmente...
tracking img