Trabalho de sociologia-desigualdade economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Este trabalho comentará sobre a desigualdade econômica, um problema social grave que afeta atualmente todos os países do mundo, mas principalmente os menos desenvolvidos. Isso ocorre principalmente pela distribuição desigual da renda de um país, mas também existem outros fatores como má formação educacional e o investimento errado de um país em áreas sociais. É discutidoatualmente no mundo todo formas de solucionar este grave problema, a fim de proporcionar melhores condições de vida a todos os que sofrem deste problema.

DESENVOLVIMENTO

A desigualdade econômica é um grave problema que ocorre em todos os países do mundo independentemente da sua situação financeira, mas acontece que nos países subdesenvolvidos isso é mais comum e ocorre de forma maisabrangente.
A partir do aparecimento do capitalismo, a desigualdade social ficou mais clara, pois a mudança de feudalismo para capitalismo expulsou muitos camponeses de suas terras, assim esses camponeses não tinham como sustentar suas famílias e nem um lugar para morar.
Com o capitalismo veio à urbanização e a modernização, mas junto com tudo isso veio à pobreza e a desigualdade social eeconômica, o capitalismo é necessário, mas também é necessário colocar todos na sociedade economicamente e socialmente de forma digna.
Muitas pessoas sofrem com este problema desde que nascem e muitas vezes isso se torna um problema maior ainda, porque pessoas de famílias modestas recebem ainda menos chances de receber uma boa educação e de ter um bom emprego, sendo assim as chances dela ter uma boacondição social e uma boa condição econômica é muito pequena.
A desigualdade hoje é ignorada por muitas pessoas. Todos quando nascem, possuem o mesmo direito, mas isso não importa mais. Enquanto algumas pessoas desfrutam de uma vida luxuosa, outras nem tem lugares pra viver, morando na rua. As pessoas não oferecem oportunidades de emprego e educacional para os pobres. Além da alimentação, as pessoastambém precisam de oportunidades.
Este problema da desigualdade econômica gera varias conseqüências como: Pobreza, favelização, maiores índices de analfabetizados e maiores índices de criminalidade.
Segundo a ONU, o Brasil é o 8ª país do mundo com pior distribuição de renda. Projetos como “Criança esperança, “Fome Zero”, “Bolsa Família” entre outros; foram criados para amenizar um pouco a situaçãoaqui no Brasil. Funciona, mas não consegue chegar até todas as pessoas. Um dos principais desafios do governo brasileiro em relação à diminuição da desigualdade econômica é o fato de haver uma grande diferença econômica existente entre os estados e principalmente entre as regiões, com isso os habitantes dessas regiões mais pobres possuem um poder econômico mais baixo, são também nessas regiões maispobres que estão os estados com os piores números de IDH do Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), a região mais pobre e com pior IDH do Brasil é a região nordeste, depois vem à região norte, centro-oeste, sul, e por ultimo a região sudeste, que é a região onde se localizam os estados mais ricos e por isso a diferença econômica dela para as outras regiões é tãogrande.
Fazendo uma classificação, baseando-se no IDH das regiões brasileiras, teremos a seguinte hierarquia:
Primeiro lugar: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, e Mato Grosso do Sul,
Segundo lugar: Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Amazonas, Roraima e Amapá,
Terceiro lugar: Acre, Pará e Sergipe,
Por último estão os estados donordeste com exceção de Sergipe.
No mundo a desigualdade econômica também é acentuada, por exemplo, a América do norte sendo um dos continentes mais ricos tem um IDH (Índice de desenvolvimento Humano) muito maior comparando com os países africanos, onde existem milhares de pessoas na extrema pobreza, um alto índice de mortalidade infantil, e a média de vida da população é baixa. Esses...
tracking img