Classes sociais e desigualdades

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Este é um trabalho de conclusão do primeiro período do curso de serviço social, da Faculdade CET, na disciplina de Sociologia, cuja carga horária é de setenta duas horas/aula, e a docente Acácia Maria Peixoto Ezequiel é a responsável em ministrar as aulas.
Após de fazer uma leitura bem criteriosa nos trabalhos, a Professora Acácia Maria Peixoto Ezequiel dará a terceira notafinal. Desta forma, será fechada a carga horária da disciplina mencionada no início.

2 OBJETIVOS

* Analisar as classes Sociais e as desigualdades geradas pela divisão dessas classes.
* Expor as teorias no pensamento de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o conceito de classes sociais.
* Estudar a evolução das Classes Sociais, desde a industrialização até os tempos atuais;
*Demonstrar a influência das Classes Sociais perante a sociedade atual.

3 JUSTIFICATIVA

O presente estudo nas classes sociais dará suporte na formação de Assistente Social na visualização da dimensão das lutas de classes, das desigualdades e das diferencias gerada desde a industrialização até a contemporaneidade perante uma sociedade ainda preconceituosa.
O trabalho do Assistente Social foiprimordial para conquistar os direitos trabalhistas que são vigentes no código constitucional, pois estiveram presentes no fornecimento de orientação as diversas classes sociais, desde os primeiros movimentos grevistas até atingir a classe trabalhadora do sec. XXI.

4 METODOLOGIA

Considerando os objetivos no presente trabalho, primeiramente, foi feito um plano de trabalho - durante as aulas - com aequipe do trabalho, no qual se teve a orientação da docente responsável pela disciplina de Sociologia – Profª Acácia Maria Peixoto Ezequiel.
Em seguida, cada componente da equipe examinou cuidadosamente as bibliografias disponíveis sobre a temática do trabalho na biblioteca da Faculdade CET e nos sites de pesquisas.
Posteriormente, a equipe pesquisou vídeo para reforça a apresentação doseminário.
Por fim, os dados foram tratados para auxiliar na apresentação do seminário, na qual será feita em vinte sete de junho de dois mil e onze, a partir das dezoitos horas na Faculdade de Tecnologia de Teresina – CET, tanto para turma de Serviço Social, primeiro período, quanto para a orientadora Profª Acácia Maria Peixoto Ezequiel.

5 REFERENCIAL TEÓRICO

5.1 As classes sociais edesigualdades

No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque são constituídos de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
As classes sociais mostram asdesigualdades da sociedade capitalista. Cada tipo de organização social estabelece as desigualdades, de privilégios e de desvantagens entre os indivíduos.
As desigualdades são vistas como coisas absolutamente  normais como algo sem relação com produção no convívio na sociedade, mas analisando atentamente descobrimos que essas desigualdades para determinados indivíduos são adquiridos socialmente. Asdivisões em classes se dão na forma que o indivíduo esta situado economicamente e socio-politicamente em sua sociedade.
No capitalismo, quem tinham condições para a dominação  e a apropriação, eram os ricos, quem  trabalhavam para estes eram os pobres, pois bem esses elementos eram os principais denominadores de desigualdade social. Essas desigualdades não eram somente econômicas, mas tambémintelectuais, ou seja, o operário não tinha direito de desenvolver sua capacidade de criação, o seu intelecto. A dominação da classe superior (os burgueses, capitalistas, os ricos)  sobre a camada social que representava a massa (os operários, os pobres) não era só econômicos, mas também ela se sobrepõe a classe pobre, ou seja, ela não domina só economicamente como politicamente e socialmente. As...
tracking img