Resenha critica o escritores da liberdade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (268 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório sobre filme : " Escritores da Liberdade"
Baseado em fatos reais, uma professora de Literatura, entra para dar aulas num colégio público americano.Depara-se com uma turma que, literalmente, vive em guerra de gangues. Ao tentar estabelecer um pouco de ordem em meio ao caos, cofronta uma realidade dura,triste e aparentemente impossível de ser modificada.
Percebe que mais do que tentar estabelecer o resultado pretendido através de coerção, é preciso se colocarno mesmo nível de pensamento e entendimento daquela realidade, permitindo que aqueles alunos sejam ouvidos e possam se expressar.
Assim sendo, pede que osmesmos escrevam sobre o que quiser em um caderno individual que será posto no armário, para que ela leia ao final de cada aula. Aos poucos seus alunos vão passandopara o papel, suas experiências de vida, seus sonhos, medos e anseios, expondo seus pensamentos antes nunca falados.
Transforma assim, gradativamente, aquelesgarotos em seres pensantes, sonhadores e com esperança. Mostra o quanto é possível a transformação através da educação e do respeito e entendimento ao outro.Outra cena que merece destaque, se dá quando a professora pergunta a seus alunos se estes conhecem o que é "Alchwitz", o campo de concentração. Nenhum deles sabeo que é , então ela explica-lhes o que é e fala que aquilo sim era o horror de uma guerra e as conseqüências que dela se podia ter. Leva-os a um museu da 2ºGuerra Mundial, onde estes podem ver através de fotos, as imagens da atrocidade. Toca-os através da sensibilidade que guerras não levam a nada a não ser à morte.
tracking img