Trabalho de redes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (927 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SNMP
O protocolo mais usual é o SNMP (Simple Network Management Protocol). Projetado na década de 80, é uma linguagem comum utilizada exclusivamente para a troca de informações de gerenciamento.Esta foi, a solução adotada na Internet para permitir que gerentes de redes possam localizar e corrigir problemas.
Ao contrário dos outros protocolos de gerenciamento que apresentam muitos comandos, oSNMP apresenta somente um conjunto limitado de comandos, baseado num simples mecanismo de busca e alteração. Portanto, é muito mais simples de ser implementado do que um protocolo com muitasoperações, em que cada operação sobre um objeto necessita de um comando diferente para implementá-la.
Diferenças entre versões  
O SNMP versão 1 (SNMPv1)
O SNMPv1 tem sua origem no protocolo SGMP (SimpleGateway Monitor Protocol) que está definido na RFC 1028. O SGMP foi projetado para ser uma solução intermediária para o gerenciamento de redes enquanto uma solução mais abrangente era explorada. Noentanto muitos dos conceitos básicos do SNMP atual estão presentes no SGMP.
A primeira definição formal do SNMP ocorreu na RFC 1067 (posteriormente revista nas RFCs 1098 e 1157). Esses documentosdescrevem a estrutura das informações de gerenciamento (SMI) (RFC 1155), as bases de informação de gerenciamento (MIB) (RFC 1156) e a estrutura do protocolo propriamente dita (RFC 1157), onde estão descritosos tipos de mensagem, formato das mensagens, protocolos de transporte suportados, entre outras informações.
O SNMPv1 consiste de três documentos:
* RFC 1155 define o Structure of ManagementInformation (SMI). Ou seja, os mecanismos usados para descrever e nomear os objetos que serão gerenciados
* RFC 1212 define um mecanismo de descrição mais conciso mas é inteiramente consistente aoSMI.
* RFC 1157 define o Simple Network Management Protocol (SNMP)
Apesar do SNMPv1 ter antecipado um serviço de autenticação suportando vários métodos, não foi criado nenhum método além de...
tracking img