Mst- movimento sem terra

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1075 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução:

O MST é mostrado sempre na televisão de forma superficial, nesse trabalho abrangeremos um pouco mais sobre o assunto através de uma pesquisa feita sobre o tema.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também conhecido pela sigla MST, é um movimento social brasileiro de inspiração marxista e do cristianismo progressista (teologia da libertação), cujo objetivo é arealização da reforma agrária no Brasil.

Movimento dos trabalhadores sem terra

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, também chamado de Movimento dos Sem Terra ou MST, originou-se de uma questão agrária que é estrutural e histórica no Brasil. Nasceu da articulação das lutas pela terra, que foram retomadas a partir do final da década de 70, principalmente na região Centro-Sul do país e, aospoucos, expandiu-se pelo Brasil inteiro. O MST teve sua gestação no período de 1979 a 1984, e foi criado convensionalmente no Primeiro Encontro Nacional de Trabalhadores Sem Terra, que se realizou de 21 a 24 de janeiro de 1984, em Cascavel, no estado do Paraná. Hoje o MST está organizado em 22 estados, e segue com os mesmos desígnios determinados neste Encontro de 84 e ratificados no I CongressoNacional realizado em Curitiba, em 1985, também no Paraná: lutar pela terra, pela Reforma Agrária e pela constituição de uma sociedade mais justa, sem opressores nem oprimidos.

OBJETIVOS
O MST estabeleceu ao decorrer da sua história seis objetivos principais, alguns foram incorporados ao longo de sua existência, outros existem desde que o movimento foi formado em 1985. Os objetivos são:

1-estabelecer uma sociedade sem exploradores e onde o trabalho tem supremacia sobre o capital.

2- A terra é um benefício de todos. E deve estar a serviço de toda a sociedade.

3- Garantir trabalho a todos, com justa repartição da terra, da renda e das riquezas.
4- buscar permanentemente a justiça social e igualdade de direitos econômicos, políticos, sociais e culturais.

5- Difundir os valoreshumanistas e socialistas nas relações sociais.

6- batalhar contra todas as formas de discriminação social e buscar a participação social da mulher.
Como podemos observar mais da metade dos objetivos, um, dois, três e seis, tem ligação direta com o nome e a bandeira do movimento, os outros objetivos, quatro e cinco, são objetivos políticos de esquerda, que não apreciam a massa do movimento, masprincipalmente a diretoria, que tem um nível intelectual maior.

Principais Líderes do Movimento dos sem terra:

• João Pedro Stédile;


• Jaime Amorim;


• José Rainha;


• Sérgio Pantaleão;


Principais conquistas

Vinte anos se passaram desde que 80 representantes de organizações camponesas reunidos num galpão de uma igreja em Cascavel-PR fundaram um movimento nacional deluta pela terra: o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra.

Era o primeiro Encontro Nacional de camponeses que lutavam pela terra e viam a necessidade de articular e organizar em grau nacional os diferentes processos de luta localizados. O encontro consolidava a experiência de diversos estados e serviu para orientar a linha ideológica e definir a visão do Movimento como uma organizaçãoautônoma dos trabalhadores rurais.

O MST não só sobreviveu, como está crescendo a cada ano ampliando suas lutas e conquistas. Dando continuidade a um processo histórico de lutas populares e criando uma organização social sustentada na ligação direta com a realidade e norteada pela prática política dos seus princípios organizativos
Assim, durante sua trajetória, o Movimento que se iniciou comuma luta dos trabalhadores rurais pela terra, percebeu que não basta democratizar a terra, é preciso resgatar a dignidade do camponês. Democratizar o capital, organizando as agroindústrias de forma cooperativada nas mãos dos agricultores. É preciso democratizar a educação como uma forma de levar a cidadania para a população do campo. Estas são as lutas e as conquistas do MST.

Existem mais de...
tracking img