Desastre nuclear

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (658 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
(AFP) – Vinte e seis de abril de 1986, 01h: 23:44, o combustível do reactores número 4 da central nuclear de Chernobyl (na Ucrânia) se fragmenta: as barras de óxido de urânio se aquecem e provocamuma autocombustão arrebenta uma camada de concreto anticipated de 2.000 toneladas do reactores.
O núcleo do reactores exposto ao ar livre começa a liberar uma nuvem de fumaça e vapor de elementosradioativos pesados, como estrôncio e o cério, se depositaram nas imediações da central.
Os bombeiros chegaram para conter o incêndio e impedir se propagasse para os outros reatores, desprovidos dosequipamentos de proteção apropriados, foram as primeiras vítimas da catástrofe.

Três homens das equipes de socorro, muito expostos à radiação, morreram quase instantaneamente. Outros 28 faleceram pelasmesmas causas na semana seguinte.

Horas de várias durante, através de empresa, foram lançadas inutilmente grandes quantidades de areia para tentar dissuadir o desastre.

Tudo aconteceu durante umteste de segurança. Depois de uma série de erros de operação em um reactores muito instável, o experimento degenerou-se e uma interrupção da atividade nuclear foi decidida de forma tardia.

A partesuperior núcleo do reactores ficou ao ar livre. Foram registrados 30 focos de incêndio. Cinco mil toneladas de materiais foram jogados de empresa durante 15 dias para cobrir o reactores.

Cinqüentamilhões de cúrios (12 bilhões de béqueres) – uma potência equivalente a 500 bombas de Hiroshima-causaram uma trágica contaminação em Belarus, sem norte da Ucrânia e em uma parte do território russo.Como radiações se disseminaram por toda a Europa.

Os quase 50.000 habitantes da cidade de Pripiat, situada a apenas três da km central, só ficaram sabendo da importância da catástrofe nenhum diaseguinte, quando instâncias evacuados.

As autoridades soviéticas esperaram dois dias antes de reconhecer, por meio de uma nota da agência Tass, um "acidente" havia ocorrido em Chernobil e havia...
tracking img