Trabalho de rede

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1157 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Placas de rede


[pic]
Objectivos
A placa de rede é o hardware que permite aos computadores conversarem entre si através da rede. Sua função é controlar todo o envio e recebimento de dados através da rede. Cada arquitectura de rede exige um tipo específico de placa de rede; sendo as arquitecturas mais comuns a rede em anel Token Ring e a tipo Ethernet.

História

[pic] A imprensadiz que a ethernet foi inventada em 22 de Maio, 1973, quando Metcalfe escreveu um memorando para seu chefe dizendo do potencial da ethernet, mas Metcalfe sabe que a ethernet foi criada relativamente com o tempo e avanços e descobertas de terceiros.
Robert Metcalfe era membro do grupo de pesquisa da Xeros no Centro de Pesquisa de Palo Alto (PARC) onde alguns dos primeiros computadores pessoaisforam feitos.
Metcalfe foi requisitado para construir um sistema de rede para os computadores do PARC, a motivação da Xerox para realizar esse projecto foi a construção da primeira impressora laser do mundo e eles queriam que todos os computadores do PARC fossem capazes de imprimir com essa impressora.
Então Metcalfe tinha dois desafios: a rede teria que ser rápida o bastante para acompanhara nova impressora laser; e de quebra teria que conectar centenas de computadores no mesmo prédio.
Nunca se havia conectado centenas de computadores no mesmo prédio, no máximo um ou no máximo três computadores, isso quando não se pensava ainda em uma grande rede.
Em 1976, Metcalfe e David Boggs (Assistente de Metcalfe) publicaram uma nota, "Ethernet: Distributed Packet-Switching For LocalComputer Networks."
Robert Metcalfe deixou a Xerox em 1979 para promover o uso de computadores pessoais e redes locais (LANs).
Ele conseguiu convencer a Digital Equipment, Intel e a Xerox Corpotarions para trabalharem juntas no padrão da ethernet. Agora existe até uma indústria internacional que controla os padrões da ethernet.




Atualidade

Nos dias de hoje uma rede decomputadores é quase que obrigatório para um escritório, mesmo este sendo de pequeno porte. As placas de rede fazem o trabalho de comunicação entre computadores e sem elas estaríamos até hoje usando o computador "solo" coisa que não era muito dinâmica.
Além da arquitectura usada, as placas de rede à venda no mercado diferenciam-se também pela taxa de transmissão, cabos de rede suportados e barramentoutilizado (On-Board, PCI, ISA ou Externa via USB). As placas de rede para Notebooks podem ser on-board ou PCMCIA. Quanto à taxa de transmissão, temos placas Ethernet de 10 Mbps / 100 Mbps / 1000 Mbps e placas Token Ring de 4 Mbps e 16 Mbps.
Na atualidade são mais usadas a placas de rede sem fio que se refere a uma rede de computadores sem a necessidade do uso de cabos. Em 1999 um grupo dosprincipais fabricantes de equipamento estabeleceu uma aliança designada por Wi-Fi para garantir a interoperabilidade dos equipamentos baseados na especificação IEEE 802.11. Por este motivo, os equipamentos e as redes baseados nesta especificação são também frequentemente referidos pelo acrónimo Wi-Fi. Este é um termo genérico usado para identificar redes 802.11 (802.11a, 802.11b, 802.11g, dual band,…), também conhecidas como WLAN (Wireless Local Area Network).
Atualmente, qualquer utilizador poderá conectar à Internet sem fios em vários locais públicos como aeroportos, hotéis, cafés. Para tal, só necessita de possuir um computador portátil ou um PDA equipados com tecnologia Wi-fi 802.11b/g. Isto significa que tal como numa rede Ethernet, mas sem necessidade de cabos, o utilizador podeaceder à rede tanto a partir do seu local de trabalho como da esplanada de um café.
Esta tecnologia de transmissão de dados, para além da vantagem da mobilidade, permite atingir velocidades de 11 Mbps (802.11b) ou até 54 Mbps (802.11g). Os pontos de acesso sem fios têm o nome de hotspots e, nos locais onde já existem, podem identificar-se facilmente pelos logótipos dos prestadores do...
tracking img