Trabalho de pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTER
SILVIA APARECIDA DA SILVA, RU 673488, 2011/05

















ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR



















CAMPINAS – SP
2012

FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA - FACINTERSILVIA APARECIDA DA SILVA, RU 673488, 2011/05








ESTÁGIO GESTÃO ESCOLAR






Relatório de Estágio Gestão Escolar apresentado a UTA – Organização Escolar, no curso de Pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba.


Tutor Local: Arlete Assunta Angarten
Centro Associado :Amoreiras - SP












CAMPINAS – SP
2012



SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 4
2. GESTÃO ESCOLAR: PERSPECTIVAS E ENFOQUES 6
2.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA ESTAGIADA 7
2.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA 8
2.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO 9
3. CONSIDERAÇÕESFINAIS...................................................................................13
REFERÊNCIAS 15
ANEXO – FICHA DE FREQUENCIA DIGITALIZADA ............................................. 16




































1. INTRODUÇÃO

Este relatório de estágio, enquanto elemento curricular obrigatório do curso de Pedagogia tem a finalidade de desenvolver noprofissional da educação um pesquisador para sua futura prática pedagógica em gestão escolar.


O curso de pedagogia da Faculdade Internacional de Curitiba - Facinter estuda o campo teórico investigativo da educação, do ensino, das aprendizagens e do trabalho pedagógico presentes na prática profissional docente, capacitando seus alunos para docência, atividades de gestão dosprocessos educativos em ambiente escolares e não escolares, bem como produção e disseminação de conhecimento da área da educação (Silva e Urbanetz,2009 p7).

Pesquisar é uma palavra originária do latim que significa “procurar”, buscar com cuidado. De acordo com o dicionário Aurélio trata-se de uma investigação e estudo, minuciosos e sistemáticos, com o fim de descobrir conhecimentos. Apesquisa se constitui em um dos princípios científicos e educativos mais significativos para a construção do conhecimento, sendo indispensável à formação do futuro pedagogo.


O estágio em gestão escolar busca explicitar os nexos que constituem os processos dessa gestão em sua relação com os determinantes socioeconômicos, considerando a natureza e a especificidade da organizaçãodo trabalho pedagógico escolar (Bellardo, in Silva e Urbanetz, 2009, pág 132)



Esta pesquisa forneceu subsídios para um melhor conhecimento em Gestão Escolar e sua organização (concepção metodológica, pedagogo/coordenador, alunos, professores, direção, funcionários, pais e comunidade), tendo em vista a diversidade dos indivíduos que ali freqüentam, tratando-se de um espaço inquietantee provocativo, desafiando cada vez mais a formação profissional do futuro pedagogo/educador. O desenvolvimento do estágio, portanto, passa pela tomada de consciência individual e coletiva [...] (Silva e Urbanetz, 2009 p.11).


A realização de um estágio cujo objetivo de estudo é a gestão escolar está diretamente relacionada à formação docente e do pedagogo. Ambos, professor epedagogo, resguardadas as especificidades de cada função com objetivo último de produzir em cada indivíduo singular aqueles conhecimentos que a Humanidade construiu ao longo de sua história e que permanecem indispensáveis à nossa constituição como seres humanos contemporâneos plenamente desenvolvidos (Silva e Urbanetz,2009,p.132).
Durante a realização do estágio, foram adotados alguns...
tracking img