Trabalho De Pedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto




Sistema de Ensino Presencial Conectado
PEDAGOGIA

lucinea umbelina do nascimento souza











TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Memorial de Formação

















Contagem
2014
lucinea umbelina do nascimento souza











TRABALHO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Memorial de Formação



























Contagem
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 MEMÓRIAS DE INFÂNCIA E DASEXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA 4

3 EXPECTATIVAS QUANTO À PASSAGEM DO ENSINO MÉDIO PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CURSO DE PEDAGOGIA 7

4 IDEIAS SOBRE EDUCAÇÃO E PEDAGOGIA 9

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS 12


1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho é tratada a história da pedagogia, e como foi sua evolução ao longo dos anos, trazendo uma descrição da trajetória do que é ser pedagogo em sua essência, e o relacionando coma escola e sociedade.
O principal objetivo deste trabalho é a elaboração do relato de um Memorial de Formação, onde serão apresentadas reflexões sobre os fundamentos da ação pedagógica que sustentam e programam a formação do professor, assim como a importância da pedagogia na formação do caráter do ser humano, o influenciando desde seus primeiros anos na escola até seus reflexos na vida adulta.Entenderemos que a pedagogia aplicada de maneira correta na criança é à base daquilo que a mesma irá se tornar futuramente.
O processo de aprendizagem não é vivido apenas dentro das escolas, mas é uma prática que ocorre em qualquer setor da sociedade, tornando a educação o principal instrumento contra a desigualdade social. A pedagogia é referente à ciência, arte e profissão de ensinar.
Todos estestópicos serão abordados durante o desenvolvimento do Memorial de Formação, que está organizado em três partes. Na primeira parte, serão apresentadas as memórias da infância e das experiências vivenciadas na escola, descrevendo com riqueza de detalhes, fatos importantes da infância, as principais vivências escolares do meu tempo de escola e os professores que fizeram a diferença em minha formação.Na segunda parte, serão descritas as expectativas quanto á passagem do Ensino Médio para a Educação Superior no Curso de Pedagogia, contando como se deu o processo de escolha pelo Curso de Pedagogia, e os fatos ou pessoas que influenciaram nesta escolha e os motivos. Na terceira e última parte, serão apresentadas as ideias sobre o que é educação e sobre o que é Pedagogia.






2 MEMÓRIAS DEINFÂNCIA E DAS EXPERIÊNCIAS VIVIDAS NA ESCOLA
A infância é uma das fases mais prazerosas da vida, pois é quando estamos desprendidos de qualquer problema e preocupação futura. Por isso a educação nesta etapa da vida é tão importante, ao mesmo tempo em que uma criança brinca, ouve uma história, ou até mesmo participa de uma refeição com outras pessoas, suas funções psicológicas são alteradas. Porém, acriança, não adquire passivamente esses estímulos, ao contrário, atua sobre eles os modificando e absorvendo tais mudanças na criação de um plano interno que será à base de seu desenvolvimento. Dessa maneira, ter amigos, conversar, brincar com alguém, explorar os lugares, discutir, criticar ou até mesmo brigar com outra pessoa, são acontecimentos fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Asprimeiras experiências da vida são as que marcam mais profundamente uma pessoa, e quando positivas então, tendem a reforçar, durante a vida, as atitudes de cooperação, autoconfiança, responsabilidade e solidariedade. A Educação Infantil é algo mágico, essencial e único na vida do ser humano, sendo enriquecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres humanos durante essa etapa de suasvidas. É fantástica a percepção da capacidade de aprendizado das crianças, seu carinho, receptividade e pureza, e como uma educação de qualidade e apropriada ao desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social, vivenciado por elas, pode realizar em suas histórias.
Fulghum (2004) traz a definição que construiu sobre a Educação Infantil, criando o Credo do Jardim de Infância:

O que aprendi:...
tracking img