Ferramentas da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (728 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ferramentas da Qualidade


Lista de verificação

Lista de verificação (ou “check list”) é uma ferramenta usada para o levantamento de dados sobre a qualidade de um produto ou o número deocorrências de um evento qualquer. Na realidade, é uma ferramenta muito comum, usada a todo o momento. Quando você vai à feira ou ao supermercado e faz uma lista de compras, está fazendo uma lista deverificação.
Uma lista de verificação bem feita leva em consideração o problema em questão e o processo utilizado para resolvê-lo. O período em que os dados devem ser coletados bem como o tempo necessáriopara coletá-los também devem ser considerados na elaboração de uma lista como essa.

Histograma

O histograma é outra ferramenta que você pode usar para registrar, cronologicamente, a evolução de umfenômeno dentro de certo período de tempo, ou as freqüências de vários fenômenos em um momento ou período definido. É um gráfico estatístico de colunas que mostra a variação de um grupo de dadosrelativos a uma mesma variável, por meio da distribuição de freqüência. Nele, o eixo vertical se refere à freqüência da ocorrência. Por isso, a altura da coluna vertical é proporcional a essa freqüência. Oeixo horizontal, por sua vez, mostra a característica de medida dividida em classes.

Diagrama de Pareto

Uma outra ferramenta que você pode usar chama-se diagrama de Pareto. É um gráfico decolunas nas quais se reflete a freqüência dos problemas. Nele, os eventos indesejáveis ou os custos ligados à qualidade e à produtividade são estratificados, de acordo com as causas ou manifestações, eorganizados em ordem decrescente de importância da esquerda para a direita.
Estudo sobre a distribuição de riquezas entre a população deram origem ao Princípio de Pareto, que diz que nem sempre oelemento que aparece com maior freqüência em um problema é o mais importante. Tudo depende do peso que ele tem no cômputo geral. Assim, segundo esse princípio, 80% das dificuldades vêm de 20% do...
tracking img