Trabalho de metodologia cientifica: "como administrar um negocio"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMO ADMINISTRAR UMA FACULDADE
O objeto de estudo utilizado para esclarecimentos de como se administra uma faculdade é uma instituição privada de Ensino Superior localizada na zona sul de São Paulo: a Faculdade Brasil.
A instituição foi fundada em nove de julho de dois mil e um, situada inicialmente na Rua Madre de Villeneuve na Vila Mascote SP, atualmente situada na Rua Tiquatira Bosque daSaúde SP e seus fundadores foram-------, hoje está sob a direção de Eduardo de Jesus (diretor geral) e Mario Augusto Mota (diretor administrativo), sendo seus mantenedores.
A faculdade oferece quatro tipos diferentes de cursos de graduação, aproximadamente dezoito cursos de pós-graduação e uma grande diversidade de cursos de extensão (a partir de 30 horas), sendo que o seu funcionamento é de segundaa sexta com dois períodos de cursos e sábado com dez horas de funcionamento para os cursos de pós-graduação e extensão.
A faculdade conta com um quadro de mais ou menos dezessete funcionários na área administrativa e está em fase de contratação para aumento do quadro devido ao crescimento de alunos ingressando na faculdade. Outros 22 funcionários fazem parte do corpo docente da faculdade entreeles oitenta por cento são mestres ou doutores.
O estabelecimento conta com uma secretaria para atendimento a todos os cursos em funcionamento, um departamento financeiro, um setor para recursos humanos e Recursos Humanos, um setor para C.P. D (Centro de Processamento de Dados), uma biblioteca, limpeza e duas coordenadorias: uma voltada para os cursos de graduação e outra para os cursos depós-graduação.

• Da distribuição de cargos e funções:
A faculdade desenvolveu um modo simples, porém não tão fácil na distribuição de funções sendo um único funcionário é responsável por mais de setor ou tarefa, é o caso do gerente do departamento financeiro que por sua vez encarrega-se também do RH.
Direção administrativa e diretor geral: Dividem a responsabilidade na supervisão e gestão parafuncionamento satisfatório da instituição.
A Diretoria, exercida pelo Diretor Geral e Administrativo, é o órgão de superintendência, administração, coordenação e fiscalização executiva das atividades da Faculdade.
São atribuições do Diretor Geral e Administrativo:
I. Supervisionar, superintender, dirigir e coordenar todas as atividades da Faculdade;
II. Representar a Faculdade, interna eexternamente, ativa e passivamente, no âmbito de suas atribuições;
III. Propor a admissão de pessoal docente e técnico-administrativo para contratação pela Mantenedora;
IV. Apresentar propostas orçamentárias para apreciação e aprovação do Conselho Superior;
V. Designar comissões para proceder aos processos administrativos;
VI. Fiscalizar o cumprimento do regime escolar e execução dos programas e horários;VII. Aplicar o regime disciplinar, conforme os dispositivos expressos neste Regimento;
VIII. Zelar pela manutenção da ordem e disciplina no âmbito da faculdade, respondendo por abuso ou omissão;
IX. Conferir graus, expedir diplomas, títulos e certificados escolares;
No setor financeiro existe um encarregado de supervisionar o trabalho de mais três funcionários com funções distintas: oprimeiro executa o cadastro de clientes, geração e envio de boletos bancários; o segundo fica encarregado de incluir e excluir nomes no Sistema SPC e Serasa (órgãos existentes para protestos de dividas que não foram pagas ou encontram-se em grande atraso); o terceiro fica responsável pelo caixa, ou seja, todo pagamento feito na instituição e feito pela instituição.
No setor de RH (que também égerenciado pelo mesmo funcionário do setor financeiro), existe apenas mais um funcionário como assistente, que Executa diversas funções que vão desde arquivar documentos, recrutamento e seleção, á efetuar pagamentos.
No C.P.D existe somente um funcionário responsável por toda área de informática.
Coordenadoria dos cursos de graduação: Composto por quatro professores (mestres ou doutores) que...
tracking img