Ancilostomose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Solo contaminado e ser humano
O solo possui alguns componentes como areia, argila, calcários e húmus. Além desses componentes, no solo podem ser encontrados seres vivos. Muitos deles são benéficos e favorecem o desenvolvimento de outros seres vivos, como os vegetais. No entanto, em solos contaminados podem existir seres vivos prejudiciais á saúde do ser humano e de outros animais. Muitosdesses problemas estão associados à doença transmitida por bactérias e vermes. A propagação dessas doenças pode ocorrer por meio de seres vivos ou de dejetos lançados no solo

Esses dejetos geralmente provêm:

* De lixo jogado sobre o solo;
* De esgoto sem tratamento lançado sobre o solo;
* De fezes contaminadas, provenientes do ser humano e de alguns animais, lançados sobre o solo.Ancilostomose

A ancilostomose, também conhecida como Amarelão, é causada por dois tipos de vermes: O ancilóstomo ( ancylostoma duodenale ) e o necátor ( necátor americanos ).
Essa doença é transmitida ao ser humano pelo contato com o solo contaminado por larvas de um desses vermes. A Infestação ocorre pela penetração das larvas através da pele dos pés descalços ou, raramente, por viaoral.
As larvas que causam a ancilostomose crescem em solo húmido e quente.
Os vermes da ancilostomose fixam-se na parede do intestino humano e alimentam-se do sangue da pessoa infestada.
A pessoa doente fica com anemia e fraqueza. Em razão da anemia, sua pele fica amarelada, por isso a doença é conhecida como amarelão.
Além da anemia e da fraqueza, o doente tem outros sintomas,como falta de apetite, o tratamento da doença deve ser realizado por meio de medicamento associados a uma dieta rica em ferro.
A prevenção da ancilostomose consiste na melhoria das condições de saneamento básico, no hábito de andar sempre calçado, beber água filtrada e lavar bem os alimentos de antes de comê-los.
Ciclo de vida detalhado



1- As larvas penetram ativamente através dapele, atingem a circulação e executam uma viagem semelhante àquela realizada pelas larvas da lombriga, migrando do coração para os alvéolos pulmonares.
2- Dos alvéolos, seguem para os brônquios, traqueia, laringe, faringe, esôfago, estômago e intestino delgado, local em que se transformam em adultos.
3- Após acasalamento no intestino, as fêmeas iniciam a posturas dos ovos, que, misturados asfezes, são eliminados para o solo. A diferença em relação à ascaridíase é que, neste caso, os ovos eclodem no solo e liberam uma larva.
4- Em solos úmidos e sombrios, as larvas permanecem vivas e se alimentam. Sofre muda na cutícula durante esse período.

Ascaridíase
A ascaridíase é uma doença causada pelos vermes Ascaris Lumbricoides, conhecido como lombriga. A lombriga é um vermeparasita do intestino delgado.
Essa doença é adquirida pela ingestão de água ou alimentos contaminados pelos ovos da lombriga. Esses ovos são eliminados sobre os solos por meio das fezes de pessoas que possuem a doença.
A lombriga alimenta-se de nutrientes existentes no intestino da pessoa doente.
Os sintomas da ascaridíase geralmente são dores no abdômen, dificuldades na digestão, diarreiaou prisão de ventre, náusea e, às vezes, vômitos.
O tratamento da pessoa com ascaridíase é feito com medicamentos específicos que eliminam os vermes do intestino.
A prevenção da ascaridíase requer a melhoria das condições de saneamento básico e o hábito de lavar as mãos depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar, além de beber água filtrada ou fervida e lavar bem os alimentos,principalmente os que são ingeridos crus.





Ciclo da Ascaridíase

1- As fêmeas da lombriga depositam seus ovos no intestino da pessoa infectada. Eles são eliminados do corpo dessa pessoa por meio das fezes, contaminado a água, o Solo e os vegetais contaminados.

2- O ser humano ingere alimentos contaminados pelos ovos da lombriga. No intestino, os ovos abrem-se e liberam...
tracking img