Trabalho de matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
rabalho de matematica-------------------------------------------------
TEXTO 01 - Conceitos Introdutórios
1.0 - Concepções de Matemática
Há três concepções mais conhecidas de Matemática:
1.1 - A Matemática é um sistema de representação da realidade: Por meio de seus variados sistemas de notação (algarismos, letras, tabelas, gráficos, etc.), é possível representar, explicar, estabelecerrelações, antecipar e prever resultados, além de compreender, explorar, interpretar a realidade e atuar sobre ela.
Segundo Machado (1990, p.83), “tanto a língua materna quanto a Matemática são dois sistemas de representação constituídos a partir da realidade e a partir dos quais se constrói o significado de objetos, das ações, das relações. Sem eles, não nos construiríamos a nos mesmos enquantoseres humanos”. Ambos os sistemas desenvolvem as habilidades de interpretar, analisar, sintetizar, etc. Habilidades que permitem melhor descrição do mundo em que vivemos. Há uma impregnação mútua entre a Matemática e a língua materna, pois ambas possuem funções e metas que se completam.
1.2 - A Matemática é uma ciência construída e organizada pelo ser humano: Sob esse aspecto, a Matemáticadesempenha um papel fundamental na organização do pensamento a partir do desenvolvimento de habilidades de raciocínio específicas. Estabelecer relações entre objetos, fatos e conceitos, generalizar, prever, projetar e abstrair são exemplos dessas habilidades.
A Matemática como Ciência favorece a organização do pensamento, do saber, da aprendizagem. Desse modo, a Matemática nessa concepção tem umcaráter formativo, possibilitando que o aluno compreenda a função das definições e das demonstrações para construção de novos conceitos e para a validação das intuições. e para dar sentido às variadas técnicas aplicadas na resolução de problemas.
1.3 - A Matemática é um amplo conjunto de conhecimentos voltados para a resolução de problemas: Sob esse aspecto, a Matemática tem um caráterinstrumental, pois representa uma ferramenta útil para o tratamento de questões do dia-a-dia e para muitas tarefas específicas em quase todas as atividades humanas ou seja, a Matemática favorece a resolução de problemas formulados em seu próprio interior bem como no interior de outras áreas do conhecimento.

2.0 - Justificativa para o Ensino de Matemática na Escola

Prof. Ubiratan D´AmbrósioProf. Ubiratan D´Ambrósio
Buscamos em D’Ambrosio (1990) justificativas para se trabalhar com a Matemática na escola. Ele aponta as seguintes:
I. “por ser útil como instrumentador para a vida”;
II. “por ser útil como instrumento para o trabalho”;
III. “por ser parte integrante de nossas raízes culturais”;
IV. “porque ajuda a pensar com clareza e a raciocinar melhor”;
V. “porsua própria universalidade”;
VI. “por sua beleza intrínseca como construção lógica, formal etc”
(D’Ambrosio, 1990, p. 16-19).
Podemos perceber, que a maioria das justificativas apontam para situações cotidianas e relacionais nas diversas situações de vida, estando apenas a última destacando aspectos formais da Matemática, como as estruturaslógicas e demonstrações de teoremas.
Estas justificativas encerram, de modo mais abrangente, aspectos que hoje são considerados muito importantes para a Educação Matemática, ou seja, construir uma ponte de mão dupla entre conteúdos escolares e formais da Matemática e o cotidiano do aluno (casa, cidade, mundo, sociedade, cotidiano etc).

3.0 - Alfabetização e Letramento em Matemática
Uma dasgrandes demandas da sociedade atual é a capacidade de comunicação. Dessa forma o ensino comprometido com a cidadania não pode esquivar-se do compromisso de desenvolver as capacidades de ler, escrever e interpretar textos de diferentes gêneros, além de introduzir os alunos a um contexto de letramento. Os termos letrado e alfabetizado não são sinônimos (embora alguns utilizem-nos como tal) segundo...
tracking img