Evolucao da questao ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
EVOLUÇÃO DA QUESTÃO AMBIENTAL

1. – CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Constata-se ao longo da história, que o homem sempre utilizou dos recursos naturais do planeta e gerou resíduos com baixíssimo nível de preocupação: os recursos eram abundantes e a natureza aceitava sem reclamar os despejos realizados, já que o enfoque sempre foi “diluir e desperdiçar”.

O propósito deste capitulo éapresentar um resumo histórico com os principais fatos que tem conduzido a uma mudança de postura por parte de governos, empresas e das pessoas em geral. Os objetivos de sua apresentação estão ligados ao conhecimento do passado, de forma a perceber as tendências para o futuro, bem como a motivação que deve existir na empresa para a realização das mudanças necessárias ao sucesso da implantação de umSistema de Gestão Ambiental ( SGA ).

A percepção, de que a degradação ambiental já estava passando a causar graves problemas de saúde, ficou evidenciado por um evento ocorrido na Inglaterra, região de Londres, entre 04 e 13 de dezembro de 1952. Nessa época, grande parte das industrias, e residências, usavam carvão para produção de energia que, em sua queima, sem posterior tratamento dosgases, emitia grande quantidade de enxofre e material particulado na atmosfera, ocasionando um fenômeno chamado smog – contração das palavras smoke e fog.

Em 04 de dezembro de 1952, uma quinta-feira, uma grande massa de ar frio, vinda do Norte penetrou na região de Londres, havendo, ao mesmo tempo, uma inversão térmica.

Na noite de 04 de dezembro, com a temperatura caindo a próximo de zerograu, muitas residências passaram a queimar carvão em Suas lareiras e aquecedores, emitindo uma grande quantidade de enxofre e fumaça no ar. Nesta sexta-feira, dia seguinte, elas continuaram a fazer esse tipo de aquecimento, agravado pela emissões industrias em larga escala. No sábado, a luz do sol não conseguiu penetrar em toda região da Grande Londres. Estava ainda muito frio e as pessoascontinuaram a queimar carvão para aquecimento em todo o final de semana. Na segunda feira dia 08 de dezembro, houve em Londres mais de 100 mortes, decorrentes de ataques cardíacos pela dificuldade de respiração, havendo relatos de que muitas pessoas tiveram que dormir sentadas para facilitar a respiração.





O Ministério da Saúde Britânico realizou um profundo estudo, inventariando as causas dasmortes nessa região. Cerca de 8.000 pessoas faleceram como conseqüência direta do smog. As principais causas dessas mortes, identificadas nesse estudo foram, bronquite, enfisema pulmonar, gripe, pneumonia e ataque cardíacos. Foi a primeira constatação científica relacionando um determinado tipo de poluição a perda de vidas humanas em grande escala, pois somente no dia 13 de dezembro ocorreramcerca e 4.000 mortes.




DÉCADA DE 60

Foi a partir da década de 60 que começou a mudar a situação de descaso às emissões de poluentes. Ao mesmo tempo, na Inglaterra, buscavam-se soluções tecnológicas para evitar a repetição dos eventos de 1952. Nesta década, alguns recursos passaram a ser mais valorizados, já com a preocupação com o aumento da população e consumo, valorizando-se o seuesgotamento futuro e da ocorrência de alguns grandes acidentes que alertaram a humanidade para a magnitude das agressões à natureza e suas repercussões sobre a vida.

• Na década de 60 o Clube de Roma divulgou um relatório denominado “Os limites para o Crescimento”. Onde foi projetado o crescimento populacional, poluição e o esgotamento dos recursos naturais da Terra.

• Em 1962foi publicado um livro que, questionava como seria uma primavera sem pássaros, exterminados pelo uso do DDT.

• Na Inglaterra, inicio-se um processo de descontaminação do rio Tâmisa com intensos esforços para a melhoria do ar de Londres, motivados pelas mortes causadas da década de 50.




DÉCADA DE 70 e 80

No início dos anos 70 evidencio-se um problema grave de saúde, como...
tracking img