Homem e sociedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7143 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A preocupação ambiental não constitui tema recente, mas foi somente nas últimas três décadas do século XX que ela passou a ser debatida em profundidade (Seiffert, 2005; Barbieri, 2004). É uma discussão desafiadora, que deve envolver governo, empresas, sociedade civil como um todo, e o âmbito acadêmico, o qual necessita urgentemente rever seus paradigmas, principalmente aquelesconcernentes às organizações manufatureiras (Fischer e Schot, 1993). Com efeito, a mitigação das atuais problemáticas ambientais exige que a academia incorpore a dimensão ecológica em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, a fim de fomentar uma educação ambiental transdisciplinar (Adbul-Wahab et al., 2003).
Como corolário desse movimento, algumas empresas passaram a considerar a dimensãoambiental em suas atividades (Seiffert, 2005; Rosen, 2001). Entretanto, a introdução dessa variável no âmbito dos negócios não ocorre de forma homogênea, variando entre as unidades produtivas (Donaire, 1994), seja porque a consideração da variável ecológica está associada à natureza do negócio da empresa, seja porque depende do grau de conscientização da alta administração em matéria ambiental(Corazza, 2003). Assim, a conscientização ambiental empresarial pode ser avaliada à luz de diversos estágios evolutivos, que se constituem a partir da proposição de importantes autores e que formam uma grande pluralidade de níveis de maturidade
para a análise da gestão ambiental na organização. Entender a gestão ambiental na empresa por meio de taxonomias é uma maneira estruturada para queempresários e pesquisadores reflitam a situação organizacional atual e planejem atividades futuras em matéria ambiental.
Neste trabalho, o termo estágio evolutivo da gestão ambiental é definido como uma das fases possíveis de “implantação gradual de práticas de gestão ambiental em uma dada empresa” (Barbieri, 2004, p. 103). Assim, uma proposta de evolução da gestão ambiental quer indicar umataxonomia, composta por diversos desses níveis de maturidade, cada qual com suas características distintivas (Hart, 1995). Frisa-se que uma empresa não necessariamente apresenta uma gestão ambiental ascendente, apesar de ser essa a tendência, uma vez que a questão ambiental é cada vez mais determinante do sucesso empresarial. De fato, uma dada empresa pode se manter indefinidamente em um estágio,podendo também progredir ou regredir.
Dessa forma, o presente artigo pretende demonstrar uma denominação comum para as diversas propostas de evolução da gestão ambiental na empresa, que se apresentam de forma desconectada aos empresários e pesquisadores, pois não há produção científica que as sistematize. Assim, objetiva-se contribuir para a edificação do conhecimento já existente em gestãoambiental. Para tanto, a revisão bibliográfica contemplou as taxonomias da gestão ambiental na organização propostas por Maimon (1994), Sanches (2000), Rohrich e Cunha (2004), Barbieri (2004), Donaire (1994) e Corazza (2003). Vale ressaltar que o presente artigo contribui com o desenvolvimento de uma perspectiva teórica – e ainda escassa – que integra o desenvolvimento da gestão ambiental na empresacom estrutura organizacional, gestão da produção e administração de recursos humanos.
A proposta de denominação comum para essas taxonomias exigiu respostas às seguintes questões:
• Quais as similaridades existentes entre as diversas propostas de evolução do gerenciamento ambiental na empresa?;
• Sob a perspectiva de uma denominação comum, esses estágios evolutivos teriam contextosorganizacionais mais apropriados para se desenvolverem, que poderiam ser a burocracia mecanizada, a forma divisionalizada ou a adhocracia (Mintzberg, 2003)?; e
• Como os estágios evolutivos da gestão ambiental se relacionam com a evolução das áreas de gestão de recursos humanos e de produção?
Para fazer frente a esses questionamentos, o próximo tópico tece considerações sobre a gênese e expansão da...
tracking img