trabalho de handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2641 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS
ESCOLA SUPEIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FISIOTERAPIA DO ESTADO DE GOIÁS






RESENHA





MODALIDADES ESPORTIVAS COLETIVAS: O HANDEBOL





ACADÊMICA: LARYSSA FELIPE MENDES DA SILVA
3° PERIODO MATUTINO



NOVEMBRO/2012

A relação evolução, cultura e esporte.
Não há dúvidas de que o homem, através dos tempos, sempre buscou formas variadasde auto participação e manifestações para encarar o desenvolvimento histórico em relação ao social, cultural, psicológico, físico e esportivo.
As atividades físicas e esportivas não poderiam ser compreendidas apenas por simples relatos – pois esses podem não refletir a verdadeira história desta ou daquela atividade física ou esportiva. Nagy-Kunsagi(1983), por outro lado, escreveu que inúmerasatividades esportivas advêm da China, e que o Kemari teria dado origem ao handebol. O handebol, portanto, seria a resultante da combinação de vários tipos de jogos populares de fácil aceitação e assimilação de movimentos e utilização de correr, saltar, bloquear e arremessar.
Cada vez mais, tende-se a reconhecer que o handebol passou por várias transformações desde a sua criação, no final do séculoXIX – até ganhar a estrutura atual de uma modalidade3 esportiva olímpica. Lembremos, ainda, que o handebol teve como antecessores: os jogos denominados de Raffballspied, Hazena, Handbold e Torball. Por volta de 1898 – na Dinamarca, Holgen Nielsen criou e desenvolveu um tipo de jogo popular, chamado de Handbold, que era praticado com o uso das mãos e por equipes compostas poe sete jogadores. Osseus principais objetivos eram o manejo da bola e a marcação de gols, e suas regras se tornaram conhecidos em 1906.
O professor Holgen Nielsen foi um dos principais responsáveis, conforme Firan & Massano (1973), pela organização das competições daquela época, além de ter preconização à fundação de uma associação especializada, mas foi Max Heider quem recebeu o título de Pai do handebol. Osprofissionais de educação física tornaram-se consequentemente os principais responsáveis pela evolução dos vários tipos de jogos populares.
A sua prática é mensurada mediante movimentos e a capacidade dos aprendizes para adquirir experiências sensoriais em relação aos seus movimentos técnico-motrizes, táticos individuais e coletivos. Por exemplo, o deslocar para frente, o para trás, o lateralmente, eo em diagonal passaram a fazer parte dos movimentos defensivos e ofensivos dos handebolistas. Na realidade, numa experiência de movimentos defensivos e ofensivos, é difícil separar a aprendizagem dos movimentos técnico-motrizes e a aprendizagem através dos gestos técnicos específicos envolvidos com os fundamentos técnicos e táticos dos handebolistas.
Acredita-se que o ritmo trifásico, dar trêspassadas e depois passar ou arremessar a bola na direção das balizas adversárias, e o ritmo duplo trifásico, dar cinco e ou seis passos na arte de arremessar com apoio, no salto e em suspensão com habilidades básicas são consequências de métodos de procedimentos adequados.
Valor sociocultural e educacional do handebol
O handebol, enquanto um vetor de interação social assume umarepresentatividade altamente significativa no sistema educacional esportivo e esportivo competitivo.
O meio handebolístico é um modelo educacional esportivo que como um modelo interativo que reúne um conjunto de fatores que, mediante ações educativas, tem por objetivo a melhora das condições físicas e psíquicas, o desenvolvimento de relações sociais e a obtenção de resultados em competições de todos osníveis. O professor de educação física e ou técnicos são, de várias maneiras, educadores e esportistas que visam á formação das crianças e adolescentes essencialmente sob o ponto de vista relacional e socioafetivo dentro do contexto das aulas de educação física e competições escolares.
O certo é que o handebol representa um vetor de socialização e interação social. As ações educativas e esportivas...
tracking img