Trabalho Handebol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
 FUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL E SUAS CARACTERÍSTICASFUNDAMENTOS TÉCNICOS DO HANDEBOL

HANDEBOL: OS FUNDAMENTOS
São movimentos fundamentais do handebol que são executados segundo um determinado gesto técnico que é a forma “correta” de execução de um movimento específico, descrito biomecanicamente. Por exemplo: o gesto técnico do passe de ombro no handebol – é a execução desse tipo de passecom menor desperdício de energia, com a maior rapidez e velocidade, portanto com maior eficácia. A seguir descreveremos os diversos fundamentos do handebol.
No handebol temos como fundamentos técnicos: o passe, a recepção, a empunhadura, o arremesso, a progressão, o drible e a finta. Vamos agora entender o que é e para que é utilizado cada um deles no handebol.


Passe:
É considerado o fundamentomais importante, básico e imprescindível para que o jogo de Handebol possa desenvolver-se, sem o qual dificilmente poderá haver a colaboração entre os jogadores e o cumprimento dos objetivos ofensivos. Todo o jogo de uma equipe depende da exatidão e segurança do passe. A responsabilidade da segurança cabe ao passador, que deve observar se deve passar e como passar a bola a um companheiro. Sãomovimentos que permitem a bola ir de um jogador a outro, desta forma ele necessita sempre da interdependência de no mínimo duas pessoas. O passe é utilizado para que seja dada a sequência no jogo, a boa execução desse fundamento pode alterar a velocidade do jogo. Vale lembrar que o movimento técnico do passe de ombro e do arremesso é o mesmo, o que muda é a força. Os Passes classificam-se em: De Ombroe Especiais.





Recepção:
A recepção é fundamental para se conseguir positivamente qualquer ação individual, combinação tática ou esquema estratégico. O fato de não dominá-la implica a perda de posse de bola para equipe e todas as conseqüências negativas que virão: perda de uma das fases do ataque, possibilidade de um contra-ataque adversário, etc. É um fundamento que deve ser realizado semprecom as duas mãos, para garantir a eficiência em sua execução. Deve ser feita sempre com as duas mãos paralelas e ligeiramente côncavas para frente. Recentemente os atletas utilizam-se comumente também da recepção com uma das mãos. Então, apesar a literatura específica sobre o método parcial haver considerado esse uso habitual recentemente com um erro, a prática atual e sua eficiência em diversassituações têm nos dado os elementos necessários para indicarmos o ensino e treinamento da recepção com uma das mãos como um elemento necessário para o jogo de handebol. Para se obter uma boa recepção devemos partir da posição de expectativa e irmos de encontro à bola. As recepções podem ser feitas em várias alturas, dependendo da altura que a bola seja recepcionada:é a ação de receber a bola,amortecer e reter a bola de forma adequada. A boa execução deste fundamento depende muito da forma como a bola foi passada, ou seja, da execução do passe.





EMPUNHADURA

A empunhadura é o fundamento mais importante do handebol, pois ela é a base para todos os outros fundamentos.
É a forma de segurar a bola de handebol com uma das mãos. A mesma deve ser segura com as falanges distais dos cincodedos abertos e com a palma da m ao em uma posição ligeiramente côncava.
Observações: os dedos devem abarcar a maior superfície possível da bola, os dedos devem exercer certa força (pressão) na bola para que ela esteja bem segura. Sendo que a pressão exercida pelos dedos polegar e mínimo é muito importante para o êxito da empunhadura.

.



Arremesso:
É o fundamento sempre realizado em direção àmeta adversária na tentativa de realizar o gol. Progressão: São as formas utilizadas para poder se deslocar na quadra durante o jogo quando se está de posse da bola. Pode ser realizada, por exemplo, por meio do drible.
Drible: No handebol é o movimento de bater a bola contra o solo com uma das mãos estando o jogador parado ou em movimento. A maioria dos arremessos podem ser denominados “de ombro”...
tracking img