Trabalho de controle e qualidade atps

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (911 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biolac |
Título: POP Urinálise - Urina de Rotina (EAS) Versão-01 Data: 05/2012Elaboração: Tamires AraújoAprovação: Tamires Araújo |

A. Este POP descreve, padroniza, define e estabelece os requisitos necessários para a realização de Urinálise pela necessidade de padronização. O exame laboratorial tem oobjetivo de confirmar, estabelecer ou complementar o diagnóstico clínico do paciente.

B. Preparo do Paciente
* Recomenda-se que a coleta seja realizada após 8 horas de repouso, antes derealização de atividades físicas e, preferencialmente, em jejum.
* A amostra da urina pode ser coletada em qualquer momento do dia, preferencialmente a primeira urina da manhã, desprezando o primeirojato.
* O paciente deve ser orientado com relação ao procedimento para a coleta.

C. Cuidados para a coleta
* Rotular o frasco com: nome, número de registro, hora, tipo de material eassinatura.
* Utilizar frascos descartáveis, não reutilizados e estéreis.
* Não adicionar agentes conservantes na amostra.
* Disponibilizar ao paciente matérias para higiene dos órgãos genitais.* Na hora da coleta na mulher, lavar a região vaginal, de frente para trás com água e sabão; solicitar que os grandes e pequenos lábios sejam separados, evitando-se o contato do jato urinário como vestíbulo vaginal;
* No homem, expor a glande e lavá-la com água e sabão; solicitar que seja exposto e retraído o prepúcio.
* Supervisionar a coleta da urina.

D. Orientação paratransporte e armazenamento
* Enviar imediatamente para análise após a coleta.
* Caso a amostra não possa ser examinada imediatamente após a coleta, mantê-la sob refrigeração entre 4 e 8° C,podendo haver precipitação de solutos que interferem no exame microscópico. Quanto maior o tempo de armazenamento, maior a decomposição dos elementos, especialmente quando a urina está alcalina.

E....
tracking img