Trabalho da eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1228 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CURSO LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

DISCIPLINA: EJA
PERÍODO: 6º/MANHÃ
DATA: 24/08/2012
ALUNA: MARIA DILMA DE S. ARAÚJO

Diagnóstico investigativo da EJA

EJA - A modalidade Educação de Jovens e Adultos passa a ser obrigatória e gratuita com a LBD 9394/96, garantindo educação a todos aqueles que não tiveram acesso aos estudos ou não conseguiram concluir na idade própria.Tornar este direito uma realidade possibilitando que este acesso tenha ênfase na permanência e no sucesso escolar destes alunos e alunas é um grande desafio. Pensada de uma maneira que se adapte às necessidades e limitações desse público.
Uma educação apresentada de forma diferente no que diz respeito a sua organização, que se apresenta em cinco cadernos na totalidade, diferente de uma forma de ensinopara educação infantil a qual estamos sendo preparados para atuar.
Modalidade formada para jovens e adultos que não tiveram acesso aos estudos ou não conseguiram concluir na idade própria seja por dificuldades financeiras ou de outra dimensão, são levados a voltar ou frequentar pela primeira vez a escola/sala de aula, após um longo período fora desta. Um curso que tem um público muito variado àsvezes consciente de suas dificuldades e que expressa à necessidade de aprender. Tornar este direito uma realidade possibilitando que este acesso tenha ênfase na permanência e no sucesso escolar destes alunos e alunas é um grande desafio. Pensada de uma maneira que se adapte às necessidades e limitações desse público.
A maioria trabalha, tem família, ou outras responsabilidades que os impede dededicar grande parte de seu tempo aos estudos. Um sujeito na sua maioria jovens e adultos de classe média/baixa com nível de conhecimento variado que não deve ser tratado como criança, mas como um aluno que tem a necessidade de aprender e entender a sociedade que está inserido. Jovens e adultos muitas vezes do meio rural, periferia urbana que pouco frequentam ou nunca frequentaram a escola,sujeitos repetentes, homens e mulheres de meia idade, pais de família, trabalhadores que na sua maioria tem em comum a pobreza.
O educador não deve se colocar como o único detentor do conhecimento, deve procurar entender aqueles com os quais – alunos - terá uma relação de troca de saberes valorizando o que é trazido por estes. O professor necessita de ser um sujeito que saiba orientar o grupo, sercompreensivo, tolerante, respeitando as diferenças, individualidades e o tempo de aprendizagem do aluno, comprometido com o que o sujeito necessita para aprende e apreender, compreender melhor o aluno e sua realidade diária. Enfim, é acreditar nas possibilidades do ser humano, buscando seu crescimento pessoal e profissional.
Um texto do Governo que foi elaborado por uma equipe de redação: ElisabeteCosta, Sônia Carbonell Álvares e Vera Barreto que fazem parte da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD)
Esse texto que tem sua característica principal no depoimento dos alunos que por algum motivo nunca frequentaram a escola ou tiveram que parar de estudar.
Está coleção Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos, composta de cinco cadernos temáticos que tem oobjetivo de auxiliar o trabalho docente e contribuir para o seu desenvolvimento profissional.
O material trata de situações concretas, familiares aos professores e professoras, e permite a visualização de modelos que podem ser comparados com suas práticas, a partir das quais são ampliadas as questões teóricas. O qual está disponível para quem tenha interesse de entender a EJA.
Por necessidadedas instituições e profissionais que trabalham ou pretendem trabalhar com a EJA e talvez com a intenção que em todas as instituições os temas sejam trabalhados de forma similares, respeitando e melhorando o que é sugerido nos cadernos.
Os alunos e alunas de EJA trazem consigo uma visão de mundo influenciada por seus traços culturais de origem e por sua vivência social, familiar e profissional....
tracking img