Resumo safari estrategia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 20 (4875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
-
Cinco definições básicas (5 Ps) para estratégia:
--
1. Estratégia enquanto um Plano (uma das definições mais utilizadas): indica uma direção, um guia ou um curso de ação consciente engendrado para o futuro, uma diretriz para lidar com determinada situação, um caminho para ir daqui até ali.
--
2. Estratégia enquanto um Padrão ou Modelo: mantendo uma consistênciade comportamento ao longo do tempo, enfatizando mais o comportamento passado da organização que o olhar para frente. Não basta planejar, é preciso criar padrões de ação resultante de planejamento. As organizações planejam o futuro e procuram modelos no passado.
-
3. Estratégia enquanto uma Posição: como o lugar escolhido para inserir a organização no ambiente, eleger um nicho, um posicionamento. Enfatizaa localização de determinados produtos em determinados mercados, tendo como seu principal representante Michael Porter (1996), que define estratégia como a criação de uma posição única e valiosa envolvendo um conjunto diferente de atividades.
--
4. Estratégia enquanto uma Perspectiva: olha para dentro da organização, dentro da cabeça dos estrategistas, seu conteúdo consiste na sua maneira de vero mundo (não na posição escolhida). É uma maneira fundamental de uma organização fazer as coisas.
--
5. Estratégia enquanto um Truque: como um pretexto, um truque, uma manobra específica para enganar um concorrente ou oponente. Para mostrar a importância de se estudar vários pensamentos estratégicos, os autores apresentaram uma fábula, comparando a formulação de uma estratégia à percepção decegos que tateiam um elefante, não conseguindo entender o todo pelo seu tamanho:
...‘‘Somos cegos e a formulação da estratégia é nosso elefante. Como ninguém teve a visão para enxergar o animal inteiro, cada um tocou uma ou outra parte e prosseguiu em total ignorância a respeito do elefante. Somando as partes, certamente não teremos um elefante. Um elefante é mais que isso. Contudo, paracompreender o todo, também precisamos compreender as partes. (pg. 19).’’
-
Conhecendo melhor as escolas de pensamento estratégico, será possível ver diferentes abordagens e perspectivas, aumentando o campo de entendimento do processo de formulação do planejamento estratégico.
Dentro da proposta do livro, foram escolhidas dez escolas do pensamento estratégico para serem estudadas. As escolas e suasnaturezas são:
-
1. Prescritivas:
As escolas prescritivas são mais preocupadas em como as estratégias devem ser formuladas, menos preocupadas de como as estratégias são formuladas.
Preocupam-se mais como as estratégias devem ser formuladas do que em como são efetivamente formuladas:
(1) Escola do Design, (2) Escola do Planejamento e (3) Escola do Posicionamento.
--
2. Descritivas:
As escolasdescritivas são mais preocupadas com a descrição do processo de formulação das estratégias, consideram os aspectos específicos do processo
Consideram aspectos específicos do processo de formulação de estratégias, preocupando-se mais com a descrição das estratégias e como se desdobram:
(4) Escola Empreendedora, (5) Escola Cognitiva, (6) Escola do Aprendizado, (7) Escola do Poder, (8) EscolaCultural e (9) Escola Ambiental.
--
3. Configurativa:
com uma única representante, (10) Escola Configurativa, que combina aspectos das outras escolas. Com duas facetas como dois lados da mesma moeda: configuração e transformação. A primeira descreve estados da organização e dos contextos que a cercam, e a segunda descreve o processo de geração de estratégias.
-
-
-
Escola de Design
-A formação de estratégia é vista como um processo de concepção ou deliberativo. Tem característica centralizadora e é elaborada pela alta direção de forma simples e informal, não considerando as contingências e as improvisações na fase de formulação.
-

Objetivo:posicionar a empresa em seu ambiente, adequando às capacidades internas e as possibilidades externas. Exemplo: utilização da ferramenta...
tracking img