Resumo do capitulo 5 do livro safari de estratégias

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO 5
A Escola Empreendedora:
A Formação de Estratégia como um Processo Visionário

Para entender o que é estratégia, primeiro é necessário saber para que parte da organização deve serdirecionado o olhar de análise. Maioria das pessoas diz que pensamento estratégico consiste em ter uma visão geral e ampla da organização, se retendo em apenas ver por cima. Mas só isso não é necessário,pois em há muitas partes dentro de uma organização e se generalizar pode-se estar perdendo vários detalhes importantes.
Não existe um grande quadro pronto para ser visto; cada estratégia precisaconstruir o seu. Assim, o pensamento estratégico também é indutivo: onde ver de cima precisa do apoio de ver abaixo, que encontre algo dentro para mudar a organização; e um bom pensador estratégico vêdiferente das outras pessoas, por isso é chamado de pensamento lateral, ou seja, ver para os lados. Mas como as coisas mudam rápidas e existem muitas ideias criativas neste mundo, além de ver de cima,abaixo e para os lados, o pensador precisa ver além, tem que olhar a frente e prever um futuro esperado, se baseando a partir dos acontecimentos passados, para ter uma base. Contudo pode-se ver de todasessas formas, mas torna-se insuficiente para que o pensador estratégico consiga ser eficaz, ele precisa juntar tudo isso e ver através, para que possa estar capacitado e encontrar a solução dosproblemas.

Origem em Economia

De certa forma a escola empreendedora nasceu da Economia. Os empreendedores têm papel importante na economia neoclássica, no inicio tiveram um poder limitado, mas logoforçaram os economistas a modificar a teoria econômica. Porém vários economistas consideravam o empreendedor com sua visão estreita uma falha na economia, um deles foi Karl Marx, onde elogiava osempreendedores como agentes de mudanças e tecnológicas, mas criticava seu impacto sobre a sociedade em geral.
Alguém que elevou o empreendedor foi Joseph Schumpeter, sendo que para ele, não era a...
tracking img