Trabalho 5s

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2356 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. 1.        Introdução
 
 
O final do milênio apresentou inúmeras mudanças no contexto empresarial. Com a tão falada e comentada globalização, as empresas obrigaram-se a buscar incessantemente a modernização. Quebrou-se o paradigma, de que os parques industriais deveriam ser grandes e imponentes, ou seja, as corporações tornaram-se enxutas e extremamente organizadas. A ferramenta 5S, comoparte da Gestão da Qualidade Total, surge como um dos caminhos para alcançar-se a modernidade e competitividade.
A cultura ocidental difere-se da oriental em vários aspectos, principalmente no que tange, a importância dada para pequenas coisas do dia-a-dia. Os 5S procuram difundir para toda a empresa, a idéia de que a melhoria de pequenas coisas, praticadas de forma persistente e honesta, atingeresultados extraordinários.
Esta ferramenta em questão tem como vantagem, a sua simplicidade de implementação. Em decorrência deste fato pode ser aplicado com facilidade em qualquer nível hierárquico. Mais especificamente, no Brasil, onde as diferenças culturais e educacionais são gritantes, os 5S vêm sendo aplicado com muito sucesso.
Torna-se importante salientar que esta ferramenta é umprograma japonês de educação básica e não deve ser encarada como solucionador de todos os problemas da empresa, mas como parte da Gestão da Qualidade Total.

 
 
2. 2.    Definindo os 5S
 
O nome deste programa vem de palavras japonesas iniciadas com a letra S: seiri, seiton, seisou, seiketsu e shitsuke. Traduzi-las para uma única palavra, em português, é uma tarefa bastante difícil porqueo idioma japonês se expressa através de idéias e conceitos generalizados. Várias sugestões foram feitas e diversas palavras são utilizadas para representar cada S. No entanto, alcançou-se um denominador comum, abaixo relacionado:
 
*         para seiri foi escolhida a palavra Utilização (também foram sugeridas arrumação, seleção, lógica e prática);
*         para seiton, ordenação(outras palavras votadas: sistematização, organização e classificação);
*         para seisou, Limpeza (foi cogitada a palavra zelo);
*         para seiketsu, Asseio (outras opções levantadas: higiene, saúde, pureza e integridade);
*         para shitsuke, Autodisciplina (foram votadas também: harmonia, disciplina, comprometimento e educação).
 
Decidiu-se também pelacolocação da expressão “Senso de” na frente das cinco palavras escolhidas. Pode parecer que a intenção foi a de procurar manter a marca consagrada do nome do programa, ao optar-se por uma expressão iniciada com S na tradução para o português. Mas, na verdade, Senso traduz com perfeição as idéias de atitude e de pré-disposição para gerar os comportamentos de utilização, ordenação, limpeza, asseio eautodisciplina.
Um aspecto muito importante, que deve ser referenciado, é o fato de que os 5S deveriam estar presentes na nossa vida cotidiana. Sendo aplicado não só no trabalho, mas também em casa, nos restaurantes, nos ambientes de lazer, nos banheiros tornando-se um hábito cotidiano de todos os cidadãos.
Atualmente, no Japão, já existe um outro S, denominado de shittsokoku (persistência). Eainda, as empresas utilizam 7S e 9S. No entanto, neste estudo restringir-se-á aos 5S básicos.

 
 
2.1. Senso de Utilização - Seiri
 
O sentido literal de seiri é “separar por grau, tipo ou tamanho”. Para os 5S significa: identificar os itens e materiais necessários e desnecessários de cada posto de trabalho, isto é, manter no local de trabalho apenas o que o empregado realmente precisa eusa. Saber utilizar é, antes de mais nada, saber arrumar, separando o que presta do que não presta. Este é o ponto inicial dos 5S: ter o senso, a percepção de saber o que é essencial estar presente no posto de trabalho.
 
Verificações
 
Nesta etapa as seguintes verificações devem ser feitas:
 
*         Existem objetos guardados há muito tempo, que nunca foram utilizados ou com...
tracking img