Atps f1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ETPAS 3 E 4.

Resumo

Este trabalho servira para que você possa reconhecer importância dos minérios para a extração de diversos tipos de metais; compreender como as transformações químicas são importantes para obtenção dos materiais; entender a importância das ligações metálicas no sistema produtivo; compreender como ocorre a migração de elétrons em um processo de oxidação; reconhecer anecessidade dos potenciais de redução (oxidação) das substâncias, a fim de evitar a corrosão dos materiais e conhecer maneiras de evitá-la.

1. Introdução

A Humanidade está intimamente relacionada com materiais e novas técnicas, em Relação aos metais podem afirmar que eles desempenham um papel fundamental na evolução histórica, pois os metais constituem cerca de 80% dos elementos químicosconhecidos. Eles não se encontram livres na natureza, mas a maioria é obtida a partir de minerais, isto é combinado com outros elementos.

Portanto neste trabalho nosso objetivo é apresentar os conhecimentos sobre metais, suas características, sua ligação, derivados, processo de extração, produção do ferro e cobre, e as principais utilizações como fonte de matéria prima, também sobre acorrosão do ferro e do aço e maneiras de evitá-la.

2. ETAPA 3 - O modelo de ligações metálicas

1. Características dos metais.

São bons condutores elétricos usados para fabricar fios elétricos; bons condutores térmicos usados na fabricação utensílios de cozinha, ferros elétricos, etc., apresentam brilho e cor típicos uma superfície metálica bem polida tem aspecto tipicamente brilhante,normalmente, possui cor branca prateada, pois refletem bem todas as freqüências de luz; podem ser entortados alguns são mais duros outros mais moles, porem uma propriedade típica dos metais é sua flexibilidade; resistência ao calor com exceção do mercúrio, todos os outros metais se encontram no estado sólido a temperatura ambiente, e geralmente possuem altas temperaturas de fusão e ebulição.

2.Ligação metálica.

Consideramos um cristal de lítio metálico: é sabido que na sua rede cristalina cada átomo de lítio encontra-se rodeados por oito visinhos próximos.

No entanto o elemento lítio possui apenas um elétron de Valência, sendo assim não pode fazer oito compartilhamentos com os oitos visinhos (a ligação covalente esta descartada). Ma o Lítio cuja camada de Valencia é asegunda, possui espaço para oito elétrons e, por isso, seu elétron e o dos visinhos podem acomodar-se nesta região. Assim cada átomo de lídio tem abundancia de espaço vazio (orbitais de Valencia vazio) e escassez de elétrons de Valencia. O elétron de Valencia de cada átomo de lítio encontra sempre à sua volta orbital de Valencia vazio. Isso significa que eles acabam tendo liberdade de movimento. Por ondequer que eles se movam, encontram sempre núcleos positiva para compensar a carga negativa região quase uniforme, de energia potencial baixa. Nessas circunstâncias podemos explicar por que estes elétrons se movem facilmente de um lugar para o outro ao longo do cristal metálico.

3. Liga metálica.

Uma liga metálica é a mistura de dois ou mais metais ou de metais com não- metais, massempre com predominância do primeiro. As ligas podem ser formadas pela mistura dos metais no estado líquido e posterior resfriamento.

Exemplo de ligas metálicas:

Liga: Aço - Composição: Ferro e Carbono

Liga: Latão - Composição: Cobre e Zinco

Liga : Solda Composição : Chumbo e estanho.

4-Resumo: FERRO

Tem se indicio do uso do ferro, seguramente procedente demeteoritos. O ferro não é encontrado puro na natureza, ele é extraído sob forma de minério, principalmente em forma de oxido, destacando se : a hematita (Fe2O3) , a magnetita ((Fe3O4) , a limonita (FeO (OH)), a siderita (FeCO3) , a pirita (Fe2O3) e a ilmenita (FeTiO3).

A redução dos óxidos para a obtenção do ferroe efetuado em fornos denominados alto forno que contem carvão vegetal (massa...
tracking img