Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (290 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro Universitário Anhanguera de Santo André (UniA)

Engenharia Mecânica (ENGMS-4A)

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

NOME:RA:

NOME: RA:

NOME: RA:

PROFESSOR:

ATIVIDADE DE SEGURANÇA NO TRABALHO:

ERGONOMIA

Santo André, SP

2011

Ergonomia: Projeto Sustentável Financeira eAmbientalmente

A empresa à qual este projeto será aplicado chama-se Casfil Comércio e Indústria Ltda., que segue dentro do ramo têxtil da indústria. Ela produz tecidos que revestem filtros deseparação sólido – líquido e sólido – ar, como por exemplo filtros a disco e filtros prensa.
Como indústria têxtil, a Casfil possui uma grande maioria de funcionários composta por costureirase costureiros, dos quais o ambiente de trabalho não está bem estruturado. Cadeiras prejudiciais à coluna, falta de apoio aos pés, mesa elevada e falta de apoio para os braços nas cadeiras,entre outros.
Para solucionar de forma sustentável e barata esses problemas não é necessário que sejam feitas muitas mudanças. Uma regulagem nas pernas das mesas para que estas fiquem àaltura média dos cotovelos do funcionário. Montar com os entulhos fabris de metal apoios aos pés e os apoios para braços e utilizar os retalhos de feltro para melhorar o acolchoamento dascadeiras.
Mudanças relativamente simples de serem feitas e que melhorariam muito o conforto e o humor do trabalhador. Conseqüentemente o bom desempenho dele também aumentaria, fazendo com que onível de produção da firma e a qualidade do produto subissem, o que traria mais clientes e mais lucro à Casfil.
Se a preocupação com ergonomia fosse uma prioridade nas empresas todos osbenefícios descritos no último parágrafo seriam concretizados e os funcionários não sofreriam tanto com estresse, falta de motivação e má disciplina, e as empresas teriam mais qualidade.
tracking img