Quimica- detergente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Supercondutores



Trabalho de investigação realizado por:
Miguel Henriques Nº23
Sérgio Sousa Nº29
Disciplina: Física 12º
Professor: Paulo Martins




Índice
Introdução …………………………………………………………………….2 e 3
Tipos de supercondutores ……………………………………………………..4 e 5
Maglev ………………………………………………………………………….6 e 7
LHC…………………………………………………………………………….8 e 9
Ressonância magnéticanuclear……………………………………………………10
Webgrafia ..………………………………………………………………………..11



























Introdução
Todo o material, por melhor condutor que seja, apresenta uma certa resistência eléctrica, ou seja, uma oposição à movimentação dos portadores da corrente.
O material será tanto melhor condutor quanto menos oposição oferecer à passagem da corrente eesta característica é-lhe inerente; não depende da sua forma ou dimensões.
Esta característica toma o nome de condutividade e varia de material para material. Assim, o ouro, a prata e o cobre são excelentes condutores porque apresentam uma elevada condutividade eléctrica ou baixa resistividade; enquanto materiais como o ferro e o mercúrio são maus condutores por terem baixa condutividade ouelevada resistividade (a resistividade é o inverso da condutividade). Isto significa que dois condutores da mesma espessura e comprimento feitos de materiais com condutividades diferentes terão resistências eléctricas diferentes.
Existem ainda os semicondutores que são geralmente materiais cristalinos com condutividade intermédia (entre os bons e os maus condutores). A condutividade dossemicondutores pode ser aumentada por adição de quantidades muito pequenas de outros materiais, entre outros métodos. Os semicondutores estão na base de transístores, reflectores, circuitos integrados (chips de silício) e de muitos outros objectos tecnológicos.

Semicondutores a serem montados numa sala limpa na fábrica da SONY em Oita, no Japão. Os trabalhadores usam roupa que impede a queda de cabelo ou decélulas mortas da sua pele, susceptíveis de contaminar os semicondutores.

A energia eléctrica pode então ser conduzida através da matéria pela passagem de carga eléctrica de um ponto a outro sob a forma de corrente eléctrica. A existência de corrente eléctrica implica a existência de transportadores de carga na matéria e de uma força que faça com que eles se movam. Os transportadores de cargapodem ser electrões, como no caso dos metais, ou iões positivos e negativos, como no caso de soluções electrolíticas e sais fundidos. No primeiro caso, a condução é dita metálica e, no segundo, electrolítica.
Existe ainda a chamada condutividade térmica, mas neste caso a energia que é transferida não é eléctrica, mas antes térmica e apenas tem em comum com a condutividade eléctrica o facto deser uma característica própria de cada material.
É ainda necessário ter em conta que existem factores que influenciam a condutividade eléctrica. Além do facto de que a circulação de uma corrente por um meio que tenha uma certa resistência provoca a geração de calor, devemos ainda considerar que a resistividade varia com a temperatura. Quanto mais o material é aquecido, maior se torna a suaresistência eléctric




















Tipos de supercondutores
Os materiais supercondutores podem ser divididos em duas categorias – tipo I (excluem totalmente todos os campos magnéticos aplicados) e tipo II (excluem apenas parcialmente alguns campos magnéticos aplicados). Ambos os tipos manifestam condutividade eléctrica perfeita e podem ser convertidos emcondutores normais na presença de um campo magnético suficientemente forte.
Supercondutores Tipo I
A categoria tipo I de supercondutores compreende principalmente metais e metalóides que exibem alguma condutividade a temperaturas normais. Possuem uma temperatura de transição muito baixa.

Estes supercondutores foram descobertos primeiro e apresentam uma transição muito brusca...
tracking img