Trabalho 4 semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

LUCIENE MONTEIRO MARTINS BARBOSA













A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PREPARO PEDAGÓGICO DO PROFESSOR

Produção Textual Interdisciplinar Individual


















SÃO MATEUS
2012
LUCIENE MONTEIRO MARTINS BABOSA

















A EDUCAÇÃO INFANTIL E O PREPARO PEDAGÓGICO DOPROFESSOR

Produção Textual Interdisciplinar Individual








Trabalho apresentado ao Curso Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Educação da Criança de 0 a 5 Anos; Ludicidade e Educação; Organização e Didática na Educação Infantil; Ensino da Linguagem Oral e Escrita; Ensino e Alfabetização I, sob orientação dosprofessores do quarto semestre do curso de Pedagogia: Profª Rosely Montagnini; Profª. Marlizete Steinle Bonafini; Profº Alexandre Villas Boas e Profª Raquel Franco.


Tutor de Sala: Ana Paula da Rocha Silvares


Tutora Eletrônica: Valéria Miato Andreatti






SÃO MATEUS

2012

INTRODUÇÃO




O objetivo dessetrabalho após estudos é apresentar algumas reflexões nas relações entre o educar e o cuidar, para o bem estar da criança da educação infantil, os estudos apresenta uma visão de que essas duas facetas têm sentidos diferentes, onde tempos remotos o ato de cuidar da criança de educação infantil era visto com ações voltadas apenas para os cuidados do corpo como alimentação e higiene e o educar voltadopara o cognitivo, no entanto os estudos remetem o conhecimento que educar e cuidar diante da ação pedagógica da educação infantil é duas ações que não se separam.
Infelizmente ainda hoje deparamos com documentários onde crianças são maltratadas em creches, um local que antes criado para que as mães pudessem colocar seus filhos para serem cuidados. Desse modo a constituição federalreconhece na sua responsabilidade com a educação da criança de zero a seis anos de serem cuidadas e educadas.


































EDUCAÇÃO DA CRIANÇA DE 0 A 5 ANOS




Baseado nos pressupostos estudados nas disciplinas é sabido que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, frisando que a escola é um lugar de convíviosocial para a criança, antes de ela entrar no ambiente escolar já traz consigo a sua própria história de vida.
Quando um educador se propõe a trabalhar com crianças da educação infantil, fazem-se necessário conhecer primeiro as necessidades que envolvem esse público tão pequeno. É saber conhecer suas diferenças, sociais, econômicas e culturais, conhecer a família e o seu dia-a-dia.Para melhor desenvolvimento do bem estar da criança da educação infantil cabe a toda equipe escolar cuidar e educar com ações pedagógicas a fim de promover a aprendizagem dos bebes desde a sua infância um cuidar e um educar que envolva a todos.
Frisando que, a creche foi criada com um único objetivo de atender as necessidades das mães trabalhadoras, onde a mãe poderiadeixar o seu filho para serem “cuidados” enquanto elas trabalhavam.
Nessa perspectiva o Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil define: Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar comos outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças...
tracking img